Pesquisa   Facebook Jornal Alvorada

Assinatura Digital

Feira de São Pedro em Torres Vedras acolhe a X Semana Hortícola do Oeste

X Semana da Horticultura do Oeste

A Feira de São Pedro, que decorre em Torres Vedras, foi o palco escolhido para a realização deste ano da Semana Hortícola do Oeste, um evento que vai já na décima edição e que é realizado pela Associação Interprofissional de Horticultura do Oeste e pelo Centro Operativo e Tecnológico Hortofrutícola Nacional. O programa desta edição foi dividido por dois dias: o primeiro abordou a protecção do solo e a melhoria das culturas, tendo o segundo sido dedicado às novas tecnologias na gestão de culturas e recursos, divididos por esta terça e quinta-feiras.

Falando na sessão de abertura, o presidente da direcção da AIHO, o dirigente lourinhanense Sérgio Ferreira, destacou a participação dos associados no evento que é realizado anualmente desde 2017, “que é de enorme importância para a nossa região porque procuramos, com este evento, não só reunir pessoas da fileira da horticultura, mas em especial debater temas e problemáticas que o sector já sente ao longo dos anos”.

Sérgio Ferreira destacou ainda a abordagem às novas tecnologias para este segmento da agricultura nacional, abordando já o presente em muitas explorações que estão a adaptar-se aos novos constrangimentos, como a falta de água, a par de um maior aumento da competitividade nos diferentes mercados.

O líder da AIHO frisou que a realização do evento deste ano tem uma característica diferente dos anteriores, tendo sido integrado na Feira de São Pedro para “rentabilizar recursos e permitir que se unam esforços, fazendo tudo na mesma semana”. Promovendo a sua realização em cada um dos concelhos oestinos, Sérgio Ferreira anunciou que a associação vai tentar que as próximas edições do evento sejam realizadas aquando da realização do principal evento de cada município ligado à agricultura.  

O responsável da organização agrícola sediada na Lourinhã espera ainda que a realização deste evento “continue a dar força à região, a procurar soluções para os nossos sócios e não só, sobretudo para toda a produção da nossa região, para que não paremos no tempo e continuemos a dar passos porque temos que ajudar a alimentar a população e, por isso, a encontrar novas soluções”.

Texto: ALVORADA
Fotografia: Paulo Ribeiro/ALVORADA