Óbidos lança Rede Municipal de Miradouros e BikeParking
- Oeste
- 03/07/2023 16:22
O Município de Óbidos terminou recentemente a implementação no terreno da Rede Municipal de Miradouros e BikeParking que assenta na oferta de duas tipologias de equipamentos que se complementam e que, entrecruzados com outras redes e rotas já existentes - Rede Municipal de Percursos Pedestres, Roteiros Culturais -, se pretende que funcionem "como veículo promotor do território, geradores de qualidade de vida e conforto", mas que também "fomentem as boas práticas de mobilidade, sustentabilidade, turismo de natureza", assim como "a consciencialização para as cada vez mais importantes questões ligadas à saúde e bem-estar, quer das pessoas, quer do meio ambiente", refere a autarquia num comunicado enviado ao ALVORADA.
A rede é composta por 20 locais de miradouro e 30 pontos de bikeparking, distribuída por locais com "vistas arrebatadoras", em zonas públicas de lazer e recreio, assim como equipamentos e estruturas de carácter desportivo, recreativo e/ou comunitário. "Tudo interligado numa lógica territorial diversa, de descentralização", mas também "de mobilidade suave e sustentável", promovendo e tentando incutir a actividade física, a utilização da bicicleta e de outros meios de locomoção não poluentes.
Segundo refere o mesmo comunicado, é importante para a estratégia municipal a promoção da rede integrada de vias multi-usos existentes (ecovias, percursos pedestres e cicláveis, roteiros culturais e rotas temáticas), associada à divulgação e promoção de pontos chave, e pouco conhecidos, do território. "Os miradouros proporcionam e potenciam a possibilidade de conhecer Óbidos no seu todo, enquanto território que vai para além da vila medieval e/ou da lagoa, encontrando-se em locais de beleza e interesse ímpares, muitos deles pouco conhecidos, proporcionando a descoberta de novas paisagens e novas perspectivas de Óbidos e de todo o seu território".
Para a autarquia, em Óbidos a abordagem à oferta turística diferenciada e à consciencialização sustentável unem-se, visando promover a saúde e bem-estar, assim como a beleza natural e patrimonial do território. Estes equipamentos, para além de tentarem fomentar e consolidar o conceito de mobilidade suave, oferta turística de natureza e fruição, "pretendem promover o concelho na sua globalidade e criar condições para uma melhoria na qualidade de vida dos residentes, de quem nos visita e das gerações futuras".