Aspiring Geoparque Oeste recebe missão de avaliação da UNESCO no final de Julho
- Oeste
- 30/06/2023 10:53
A missão de avaliação da UNESCO ao aspiring Geoparque Oeste vai decorrer entre 24 e 28 de Julho, anunciou ao ALVORADA o coordenador-executivo Miguel Reis Silva. São esperados dois avaliadores - um brasileiro e um grego - que ao longo de cinco dias irão visitar 22 locais dos concelhos que integram a candidatura apresentada pela AGEO - Associação Geoparque Oeste: Lourinhã, Bombarral, Cadaval, Torres Vedras, Peniche e Caldas da Rainha. É esperado que o resultado da avaliação dos auditores seja apresentado durante o primeiro semestre do próximo ano e só após o relatório favorável produzido pelos dois auditores poderá ser aprovada a candidatura oestina.
Segundo o programa desta missão da UNESCO ao nosso território, no primeiro dia está prevista a sessão de abertura dos trabalhos no Centro Cultural das Caldas da Rainha, seguindo-se uma visita ao Hospital Termal onde decorrerá um jantar medieval. No segundo dia a comitiva continuará no concelho caldense, com passagem pela duna de Salir do Porto e Paul da Tornada, prosseguindo a rota na Serra do Montejunto, já no concelho do Cadaval, onde será visitado o Moinho de Avis, o Centro de Interpretação da Área de Paisagem Protegida do Montejunto e a Real Fábrica do Gelo. O programa prossegue já no concelho do Bombarral, com visita ao CIGO - Centro de Interpretação do Geoparque Oeste e visita à Quinta do Sanguinhal. No terceiro dia, o programa tem início nas Caldas da Rainha, com visita a alguns locais que integram a Rede Criativa da UNESCO, partindo depois a delegação para Peniche, onde será recebida na Escola Superior de Tecnologias do Mar de Peniche, Cabo Carvoeiro, Ponta do Trovão, Bairro do Visconde, Museu Nacional da Resistência e Porto de Peniche. Segue-se o concelho da Lourinhã, com ida ao Forte de Paimogo antes do jantar. Já quanto ao quarto dia, o programa prossegue no concelho lourinhanense, com visita ao Museu da Lourinhã, Igreja do Castelo e Dinoparque. Depois do almoço é o concelho de Torres Vedras que está no itinerário, com a ida ao Museu do Carnaval, Santa Cruz e Praia Azul, antes de uma curta passagem pelo festival Ocean Spirit. No último dia da missão, o Hotel Golf Mar será palco da sessão de encerramento.
Segundo Miguel Reis Silva, a AGEO está optimista com o desfecho favorável da candidatura e com a sua aprovação pela UNESCO. “O trabalho está feito e julgamos que a candidatura está muito bem conseguida. Temos mais de 150 parceiros e, só em visitas ao território, tivemos mais de 2000 alunos de todo o país”, frisou o responsável ao ALVORADA, que está convencido que este projecto é “um produto-âncora para o Oeste”.
Quanto a um eventual alargamento do território do aGO só deverá ocorrer após a conclusão deste processo. Tal como o nosso jornal já tinha informado, o Município de Alenquer já demonstrou interesse em aderir à AGEO, tendo assinado um protocolo nesse sentido, tal como o Município de Óbidos, que assinou um documento para reentrar na associação após ter abandonado o projecto ainda numa fase precoce. “Há uma continuidade geológica e cultural destes municípios com o território do aGO, pelo que deverá ser um processo relativamente fácil de conseguir, mas tal só pode ocorrer numa segunda fase”, concluiu Miguel Reis Silva.