Pesquisa   Facebook Jornal Alvorada

Assinatura Digital

Torres Vedras: inaugurada Rota da Reserva Natural Local Foz Azul

rotafozazuldr

A Rota da Reserva Natural Local Foz Azul foi inaugurada na manhã do passado dia 17 de Junho, sendo este o 13º percurso pedestre criado pela Câmara Municipal de Torres Vedras naquele concelho.

Podendo ser iniciado na Praia da Foz do Sizandro ou no Centro Interpretativo da Reserva Natural Local Foz Azul (situado na Assenta), esse percurso pedestre situa-se, na sua totalidade, na freguesia de São Pedro da Cadeira, apresentando uma extensão de cerca de 7,5 km.

Num comunicado enviado ao ALVORADA, a autarquia torriense realça a diversidade biológica e geológica existente na zona onde se localiza o percurso, nomeadamente nas arribas e falésias. Salienta igualmente "a beleza paisagística" que é proporcionada ao longo do mesmo, "que convida a desfrutar", a partir de miradouros, a Praia de Cambelas e a Praia das Peças. Neste último local é inclusivamente possível observar, se a maré estiver baixa, espécies como ouriços-do-mar, anémonas, lapas e estrelas-do-mar. Outros atractivos da zona onde se situa a Rota da Reserva Natural Local Foz Azul são as marmitas de gigante e as plataformas de abrasão marinhas, bem como os vestígios de espécies de dinossauros (dos géneros Alossauros, Saurópodes, Branquiossauros e Turiassauros) existentes.

A Rota da Reserva Natural Local Foz Azul (PR13) faz ligação com a Rota do Atlântico (PR2), a Grande Rota das Linhas de Torres (GR30) e o Eco Caminho do Sizandro. É também coincidente com a Grande Rota Caminho do Atlântico (GR11).

Na inauguração da Rota da Reserva Natural Local Foz Azul, que aconteceu na sequência da cerimónia de abertura da época balnear no concelho de Torres Vedras, realizada na Praia da Foz do Sizandro, participaram 47 pedestrianistas, alguns dos quais elementos da associação Guardião do Oceano, que procederam à recolha de lixo durante a actividade. Refira-se também as intervenções de enquadramento proferidas no início e no fim da mesma por Bruno Camilo Silva (da Associação Leonel Trindade - Sociedade de História Natural). Aos participantes na inauguração do percuso foi possibilitado conhecerem o centro interpretativo desta reserva natural.

Texto: ALVORADA
Fotografia: Direitos Reservados