Operadores turísticos participam em visita técnica sobre as invasões francesas no Oeste
- Oeste
- 26/06/2023 11:21
O Centro de Interpretação da Batalha do Vimeiro integra o programa desta segunda-feira da Visita Técnica ‘Itinerários Napoleónicos em Portugal’ que é organizada para agentes, operadores, profissionais de informação e promoção turística, com início no concelho do Bombarral e uma passagem pelo monumento funerário do tenente-coronel George Lake, uma das muitas vítimas da Batalha da Roliça a 17 de Agosto de 1808. Este itinerário leva ainda os participantes, depois da passagem pelo concelho do Bombarral, em direcção aos municípios de Torres Vedras e Sobral de Monte Agraço, que conta com muitas fortificações das chamadas Linhas de Torres.
Trata-se do terceiro percurso organizado no âmbito do consórcio dos Itinerários Napoleónicos em Portugal, com apoio do Turismo de Portugal através do Prograla Valorizar, que teve início no passado dia 20 com um périplo por Vila Franca de Xira, Arruda dos Vinhos, Mafra e Loures. Seguiu-se, no dia 21, o périplo por Mealhada, Mortágua e Penacova, a 22, por Elvas. O programa encerra no próximo dia 30 com a visita à vila de Almeida.
Estes circuitos pretendem dar a conhecer aos participantes o património histórico-militar que está associado a estes períodos da história nacional, considerado um património histórico-militar que está associado à importância que teve as Guerras Peninsulares nos concelhos que fazem parte deste consórcio, como é o caso da Lourinhã. No passado dia 15, o Turismo de Portugal apresentou esta Agenda dos Itinerários Napoleónicos, que convida todos os interessados a participarem em diversas actividades que, acima de tudo, visam revelar e promover este património cultural material e imaterial associado a este período histórico. Daí a realização destas visitas técnicas aos diversos territórios do nosso país que estão associadas ao projecto histórico.