Pesquisa   Facebook Jornal Alvorada

Assinatura Digital

Oeste recebe ‘Water Fun in Portugal by Nautical Portugal’ para promover Estações Náuticas

Evento estacao nautica oeste

A Jornada de Encerramento do Projecto de Internacionalização da Rede das Estações Náuticas (EN) vai decorrer na próxima segunda-feira na Foz do Arelho, junto à Lagoa de Óbidos, com a realização do evento ‘Water Fun in Portugal by Nautical Portugal’. A OesteCIM - Comunidade Intermunicipal do Oeste, que gere a Estação Náutica do Oeste, informa em comunicado enviado ao ALVORADA que esta iniciativa tem como principal objectivo fazer o balanço das actividades e perspectivar o futuro das EN. Entre os convidados estão o secretário de Estado do Turismo Comércio e Serviços, Nuno Fazenda, presidentes das Regiões de Turismo, presidente da CCDR do Centro, Isabel Damasceno, entre outros.

Dividido por dois momentos distintos, a parte da manhã está reservada para a realização de várias actividades na Lagoa de Óbidos, que compreende uma experiência única de balonismo, em parceria com a Estação Náutica de Alandroal, seguida pela disponibilização da oferta das EN ao nível das actividades náuticas, nomeadamente pranchas de surf com ‘foil’ eléctrico, canoagem, remo, windsurf, surf, stand up paddle, vela, waterbike, entre outras. Da parte da tarde será feita a apresentação dos resultados da internacionalização por diversos parceiros e debater o futuro das Estações Náuticas.

As experiências náuticas contarão com a participação de embaixadores das Estações Náuticas em várias modalidades e de atletas que têm representado as cores de Portugal além-fronteiras. De entre eles, Pedro Fraga, remador olímpico, e o penichense Kevin Santos da equipa portuguesa de canoagem são presenças confirmadas. O ‘e-foil’ estará presente através da waterwoman Isa Sebastião, detentora do record mundial inscrito no Guiness de 24 horas em cima de uma prancha de SUP (stand uppaddle), numa travessia de 170 km no Rio Sado. Destaque também para a produção nacional por parceiros das Estações Náuticas com a disponibilização de embarcações de canoagem e de remo pela marca Nelo e de pranchas em madeira para stand up paddle e surf, da Picapeixe e da Yoni, respectivamente.

Recorde-se que a internacionalização das EN - Projecto IREN - teve como mercados-alvo França, Alemanha e Países Baixos, tendo como objectivo divulgar a oferta da rede e atrair pessoas além-fronteiras. Durante o evento, serão divulgados os resultados do projecto e preparados os caminhos do futuro das Estações Náuticas no quadro comunitário Portugal 2030.

A jornada de encerramento conta com a colaboração da Estação Náutica do Oeste, do Município das Caldas da Rainha, da Entidade Regional de Turismo (ERT) e da Agência Regional de Promoção Turística (ARPT) / Centro de Portugal e pretende juntar as Coordenações das Estações Náuticas certificadas e em processo de certificação, Comunidades Intermunicipais e municípios com manifestações de interesse para certificação e empresas parceiras do projecto de internacionalização.

Mais 40 Estações Náuticas certificadas previstas até 2024

Prevê-se que, até ao final de 2024, o número de Estações Náuticas certificadas poderá rondar as 40. Este ano foram já certificadas mais três EN, estando mais de uma dezena de manifestações de interesse de adesão e candidaturas a caminho, com preponderância para o interior. No total, são já 32 as Estações Náuticas certificadas e toda a oferta pode ser lida na Plataforma Nautical Portugal.

A internacionalização da Rede das Estações Náuticas de Portugal foi apresentada na BTL 2023, tendo como missão promover a oferta da rede junto de operadores turísticos, media, clubes náuticos, federações de desportos náuticos, marinas, entre outros actores do sector náutico, dos três mercados seleccionados (França, Alemanha e Países Baixos). O projecto concretizou-se em iniciativas de promoção junto de prospectores internacionais, com a realização de acções de charme nos mercados seleccionados e de três ‘fam trips’ para a apresentação da oferta da rede no domínio da náutica nos mercados escolhidos.

Financiado pelo programa Compete, o processo de internacionalização envolveu 130 micro e pequenas empresas com produto estruturado para o mercado internacional, tendo a oferta sido promovida como produto turístico integrado (alojamento, serviços náuticos, gastronomia, entre outros aspectos). "Esta jornada de encerramento irá ser, sem sombra de dúvida, ser um dia activo, no nosso meio privilegiado: a ÁGUA. Reunimos toda a oferta das actividades das Estações Náuticas, acrescida de uma experiência única de balonismo, bem como os intervenientes no caminho das Estações Náuticas, para fazer um balanço da internacionalização e debater caminhos futuros", refere o penichense António José Correia, coordenador das Estações Náuticas.

As 32 Estações Náuticas de Portugal, de Norte a Sul e do Interior ao Litoral estão agrupadas por cinco zonas: Porto e Norte; Centro; Lisboa; Alentejo; Algarve, com diferenciação de águas costeiras e águas interiores. A saber:

Na Região do Porto e Norte contabilizam-se 11 Estações Náuticas: Alijó (interior), Alto Minho (interior/litoral), Cabeceiras de Basto (interior), Espinho (litoral), Foz Côa (interior), Esposende (litoral), Macedo de Cavaleiros (interior), Matosinhos (litoral), Póvoa de Varzim (litoral), Vila do Conde (litoral) e Vila Verde (interior).

Na região do Centro de Portugal existem oito Estações Náuticas: Aveiro (litoral), Castelo do Bode (interior), Estarreja (litoral), Ílhavo (litoral), Murtosa (litoral), Oeste (litoral), Ovar (litoral) e Vagos (litoral).

Em Lisboa existem duas Estações Náuticas: Litoral de Cascais (litoral) e Sesimbra (litoral).

Na região do Alentejo e Ribatejo contabilizam-se sete Estações Náuticas nomeadamente: Alandroal (interior), Avis (interior), Moura-Alqueva (interior), Mértola (interior), Odemira (litoral), Monsaraz (interior) e Sines (litoral).

Por fim, no Algarve existem quatro Estações Náuticas: Portimão (litoral), Vilamoura (litoral), Lagos (litoral) e Faro (litoral).

Texto: ALVORADA com comunicado da OesteCIM