Pesquisa   Facebook Jornal Alvorada

Assinatura Digital

OesteCIM promove última sessão do projecto ‘Oeste Adapta’ nas Caldas da Rainha

OesteCIM bandeiras

O seminário final do projecto ‘Oeste Adapta’, promovido pela OesteCIM - Comunidade Intermunicipal do Oeste, está agendada para o próximo dia 28, quarta-feira, às 10h00, na sede da instituição nas Caldas da Rainha.

Em comunicado enviado ao ALVORADA, a OesteCIM informa que nesta sessão será feito o balanço da implementação daquele que é um projecto de planeamento da adaptação às alterações climáticas nos 12 municípios que compõem a região e que está orçado em 233.640 euros e que conta com cofinanciamento do Fundo EEA Grants, suportado pelo consórcio constituído pela Islândia, Liechtenstein e Noruega. O projecto teve início a 1 de Abril de 2021 e, no próximo dia 28, será feito o balanço final, assim como serão apresentadas as urgências e os desafios para o Oeste no caminho da transição verde e da adaptação às alterações climáticas, por Sérgio Barroso do CEDRU - Centro de Estudos e Desenvolvimento Regional e Urbano, Lda.

Neste evento, será ainda proporcionado um momento de debate com representantes dos Municípios de Alcobaça, Caldas da Rainha, Lourinhã e Torres Vedras, com o objectivo de conhecer as urgências e desafios de adaptação do território às alterações climáticas. Por parte dda autarquia lourinhanense intervirá o vereador João Serra.

O seminário contará também com a presença do parceiro do projecto (Western Norway Research Institute), representado por Carlo Aall que irá partilhar o exemplo internacional da instituição norueguesa na área da adaptação às alterações climáticas. Depois desta intervenção segue-se o momento de entrega de diplomas aos técnicos municipais envolvidos no projecto. O evento termina com a intervenção de Ellen Aabø, encarregada de negócios da Embaixada da Noruega em Portugal, e de Pedro Folgado, presidente do Conselho Intermunicipal da OesteCIM.

O objectivo deste projecto regional é promover a integração do Plano Intermunicipal de Adaptação às Alterações Climáticas da Região do Oeste à escala municipal. Para além disso, o ‘Projecto Oeste’ pretende dotar os municípios oestinos “de um instrumento estratégico e operacional de adaptação às alterações climáticas que aumente a resiliência local, promovendo, simultaneamente, a capacitação dos técnicos municipais no domínio da adaptação climática local e aumentando a sensibilidade e a preparação dos atores locais e regionais para lidarem com as implicações das alterações climáticas”.

Texto: ALVORADA
Fotografia: Paulo Ribeiro/ALVORADA (arquivo)