Pesquisa   Facebook Jornal Alvorada

Assinatura Digital

Sub-Região do Oeste da Ordem dos Médicos promove debate sobre o exercício da medicina fora dos grandes centros

Ordem dos Medicos 1

O bastonário da Ordem dos Médicos, Carlos Cortes, foi convidado para fazer a abertura do colóquio sobre ‘O exercício da Medicina fora dos grandes centros’ que vai decorrer no auditório municipal da Casa da Música de Óbidos no próximo dia 29, sexta-feira, a partir das 21h00. Trata-se de uma iniciativa organizada pela Sub-Região Oeste da Ordem dos Médicos e tem entrada livre, limitada à capacidade da sala.

Com moderação do presidente da Sub-Região Oeste da OM, António Curado, o encontro vai contar com os testemunhos dos também médicos Emília Pinto (Unidade de Cuidados de Saúde Personalizados de Óbidos) e Ivo Duarte (Unidade de Saúde Familiar Rainha Dª Leonor de Caldas da Rainha), acerca da temática ‘O médico perto das populações’.  

O programa do debate conta também com a intervenção da historiadora e professora universitária Raquel Varela que abordará ‘As virtudes do SNS e a universalidade dos Cuidados da Saúde’, concluindo-se com o médico Álvaro Beleza, presidente da SEDES - Associação para o Desenvolvimento Económico e Social, que dissertará sobre ‘Assimetrias e universalidade dos Cuidados de Saúde’.

Segundo António Curado, numa nota enviada ao ALVORADA, "o exercício da Medicina fora dos grandes centros e a universalidade do Serviço Nacional de Saúde (SNS) é um tema que merece reflexão, particularmente quando se vivem períodos críticos. Justifica-se, por isso, que a Ordem dos Médicos, neste caso numa iniciativa do Conselho Sub-Regional do Oeste, promova o debate sobre esta temática, de forma aberta, numa lógica de abertura à comunidade”. Para o presidente da Sub-Região Oeste da OM, “recuando aos primórdios do SNS vamos lembrar a experiência do Serviço Médico à Periferia e a chegada de cuidados de saúde, na década de 70, às populações mais remotas do país”. É esse o motivo do convite a Raquel Varela, autora de um livro publicado durante a pandemia Covid-19, que se pode considerar que constitui uma homenagem aos médicos e profissionais de saúde: ‘Uma Revolução na Saúde - História do Serviço Médico à Periferia, 1974-1982’.

Quanto aos restantes convidados, António Curado destaca que “os profissionais de saúde continuam empenhados na defesa do SNS e disso podem dar testemunho os médicos de Medicina Geral e Familiar, tanto aqueles que há décadas oferecem a sua dedicação, como é o caso da Dra. Emília Pinto, como também os jovens médicos, aqui representados pelo Dr. Ivo Duarte”.

Já quanto à SEDES - Associação para o Desenvolvimento Económico e Social, muito tem contribuído para a reflexão sobre a sustentabilidade e performance do SNS. “Por isso apraz-nos comunicar que contamos com a disponibilidade do seu presidente, Dr. Álvaro Beleza, para falar da universalidade do SNS e das suas assimetrias, tão visíveis no Oeste, tanto ao nível dos Cuidados Primários como dos Cuidados Hospitalares", conclui o responsável regional da Ordem dos Médicos.

Texto: ALVORADA