Pesquisa   Facebook Jornal Alvorada

Assinatura Digital

GNR apreende mais de três quilos de meixão na Foz do Rio Sizandro

meixao

A Unidade de Controlo Costeiro da Guarda Nacional Republicana, apreendeu mais de três quilos de meixão, na Foz do Rio Sizandro, no concelho de Torres Vedras. “No decorrer de uma acção de patrulhamento, os militares detectaram uma rede ilegal que estava colocada estrategicamente no leito do rio, com o objectivo de capturar ilegalmente meixão, tendo sido recolhida do local”, refere a GNR em comunicado.

Por se encontrar em boas condições de sobrevivência, o meixão foi imediatamente restituído ao seu habitat natural. Os factos, apurados na operação realizada esta terça-feira, foram remetidos pela GNR ao Tribunal Judicial de Torres Vedras.

O método utilizado pelos pescadores, nomeadamente, a utilização de redes com diâmetro muito inferior ao permitido nas redes de pesca profissional, para além da captura do meixão, têm também impacto na restante fauna fluvial e ainda na segurança da navegação na massa de água onde estão colocadas. Esta espécie de peixes catádromos, de acordo com a União Internacional para a Conservação da Natureza (IUCN) encontra-se com o estatuto de conservação: 'Criticamente em Perigo', o que significa que corre “risco de extinção na natureza extremamente elevado”, pelo que a pesca do meixão é apontada como um dos principais factores de ameaça para a espécie, recordando-se ainda que esta actividade é proibida em todas as bacias hidrográficas nacionais, à excepção do Rio Minho.

Texto: ALVORADA com agência Lusa
Fotografia: GNR