Pesquisa   Facebook Jornal Alvorada

Assinatura Digital

Empresários de Alojamento Local do Oeste manifestaram-se em Lisboa contra novas medidas

Alojamento Local

Um grupo de empresários do Oeste juntou-se esta quinta-feira, em Lisboa, à mobilização nacional dos empresários de Alojamento Local (AL). Os proprietários manifestaram-se em Lisboa, Porto, Faro e Setúbal para contestar a nova legislação de habitação que o Governo aprovará hoje.

Num comunicado enviado ao ALVORADA, o grupo de empresários de Alojamento Local do Oeste refere que se organizaram em torno da preocupação sobre os impactos na economia local das medidas anunciadas pelo Governo para o Alojamento Local.

No documento referem temer “o encerramento imediato” de grande parte dos estabelecimentos de AL, bem como “a falência de inúmeras” actividades relacionadas, tais como lavandarias, limpezas, transportes (rent-a-car, TVDE, táxis, transferes), animação turística, restaurantes, bares e pequeno comércio Local.

São, na sua maioria, particulares ou microempreendedores preocupados com medidas que podem ditar o arrastamento de muitas famílias para o desemprego, cuja única fonte de rendimento será comprometida e depende dum sector tão importante como o turismo para a região Oeste”, explica o grupo.

Segundo estes empresários, basta a dupla-tributação, designada por Contribuição Especial sobre os estabelecimentos de AL (CEAL), “para ter um impacto ruinoso”, estimando-se cerca de 3.000€ para um apartamento de 50m2 e cerca 18.000€ para um Hostel com 300M2. “Esta penalização dita desde logo o fecho da maioria dos AL face ao valor exigido poder ser superior ao próprio lucro. Dar poder aos condomínios para encerrar os AL existentes sem qualquer motivo concreto e sem qualquer mediação camarária é outra medida com um potencial arrasador”, concluem.

Estes empresários criaram ainda um grupo WhatsApp designado por ‘AL Oeste’, onde promovem regularmente reuniões online e acções de sensibilização para as “consequências desastrosas” das medidas propostas pelo Governo contra o Alojamento Local.

Texto: ALVORADA
Fotografia: Paulo Ribeiro/ALVORADA (arquivo)