Pesquisa   Facebook Jornal Alvorada

Assinatura Digital

OesteCIM regressa da Argentina depois de visita oficial a Buenos Aires no âmbito das ‘Cidades Inteligentes’

Oestecim na argentina 2023

O conselho intermunicipal da OesteCIM - Comunidade Intermunicipal do Oeste regressa da Argentina esta sexta-feira, para onde partiu no dia 10, com uma semana dedicada ao conceito de ‘Cidades Inteligentes’ (Smart Cities). A capital argentina, Buenos Aires, venceu o galardão de ‘cidade mais inteligente de 2021’, devido sobretudo ao seu sistema de gestão de resíduos inovador e sustentável.

Liderada pelo presidente do conselho intermunicipal, o autarca alenquerense Pedro Folgado, a comitiva oestina é constituída pela maioria dos 12 presidentes de câmara, entre os quais o lourinhanense João Duarte Carvalho, Ricardo Fernandes (Bombarral), Vítor Marques (Caldas da Rainha), Filipe Daniel (Óbidos), Valter Chicharro (Nazaré), José Quintino (Sobral de Monte Agraço) e André Rijo (Arruda dos Vinhos). Apenas o Município de Peniche, que recebeu a etapa do Campeonato do Mundo de Surf, não está representada nesta grande viagem anual. Os restantes municípios fizeram-se representar por vice-presidentes e vereadores, como foi o caso de Torres Vedras, Alcobaça, Cadaval.

A OesteCIM tem vindo a desenvolver há cerca de cinco anos o projecto ‘Oeste Smart Region’, no âmbito de um protocolo assinado com a NOVA Cidade - Urban Analytics Lab da NOVA Information Management School (NOVA IMS), da Universidade Nova de Lisboa, numa relação inovadora entre a Academia e a Administração Pública. Este projecto, segundo a instituição intermunicipal, visa a “construção de um novo modelo de planeamento e territorialização de políticas públicas” e “uma gestão baseada em dados, em factos, em conhecimento”. Esta ferramenta está a ser desenhada para obter futuramente, em tempo real, informação tão diversa como os contadores de utilizadores das praias da região, volume financeiro de compras dos 12 municípios do Oeste, trânsito, ciclos de transporte e movimentos detalhados dos passes de transporte por concelho, por exemplo.

Apesar desta deslocação oficial não ter sido comunicada à comunicação social, o ALVORADA apurou que o programa contemplava um acordo de cooperação entre a OesteCIM e a sua congénere da província de Buenos Aires, no âmbito do conceito ‘cidades-inteligentes’. Foram também agendados encontros bilaterais com autarcas argentinos do Governo da Cidade Autónoma de Buenos Aires, com o objectivo de trocar experiências nesta área e, ainda, foi partilhada a Estratégia 2020-30 para o Oeste, assim como foram incluídas visitas a várias empresas e organismos locais.

Numa nota publicada esta sexta-feira nas redes sociais, a OesteCIM informou que, “depois de Barcelona, seguiu-se a apresentação do projecto [Oeste Smart Region] em Buenos Aires”. Na reunião mantida com membros do Governo da Cidade Autónoma de Buenos Aires, “foi possível trocar experiências sobre como é feita a gestão e governação dos dados, assim como os desafios do sector público”. “Uma experiência de cooperação e troca que permitiu ampliar horizontes e continuar a inovar no desenvolvimento de soluções e políticas para a região”, acredita a OesteCIM.

Recorde-se que a última grande viagem dos autarcas da OesteCIM tinha ocorrido há um ano, quando foram aos Emirados Árabes Unidos visitar a Expo 2020 que decorreu no Dubai. Em Novembro do ano passado foram também a Espanha, onde participaram na ‘Smart Cities World Congress’, que decorreu em Barcelona. 


Texto: ALVORADA
Fotografia: OesteCIM (Instagram)