Pesquisa   Facebook Jornal Alvorada

Assinatura Digital

BTL: OesteCIM assinou Manifesto para a Sustentabilidade da Turismo Centro de Portugal

BTL TCP Sustentabilidade 2023

A OesteCIM - Comunidade Intermunicipal do Oeste e as restantes oito CIM’s que integram a Turismo Centro de Portugal (TCP) assinaram esta quarta-feira o Manifesto para a Sustentabilidade no primeiro dia da BTL - Bolsa de Turismo de Lisboa. O TCP, responsável pela promoção dos 100 concelhos da região Centro (entre os quais os 12 do Oeste) é o Destino Nacional Convidado desta edição do certame que pode ser visitado até ao próximo domingo. A Assinatura do Manifesto para a Sustentabilidade foi o grande destaque do primeiro dia da programação do espaço do Centro de Portugal na BTL.

O Manifesto junta a Turismo Centro de Portugal e as oito Comunidades Intermunicipais (CIM) deste território, num esforço conjunto para que a região Centro seja a primeira certificada internacionalmente com o selo Biosphere, que atesta a sustentabilidade da actividade turística”, refere em comunicado o TCP. Esta é uma certificação atribuída a entidades que apostam decisivamente em cumprir os 17 Objectivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas e o Acordo de Paris sobre as Alterações Climáticas.

A assinatura do compromisso foi antecedida da apresentação do Plano de Acção para a Sustentabilidade 2023-2030 do Centro de Portugal, por parte de Patrícia Araújo, da Biosphere Portugal. O documento foi subscrito pelos presidentes das Comunidades Intermunicipais da Região de Aveiro, Região de Coimbra, Região de Leiria, Oeste, Médio Tejo, Beira Baixa, Beiras e Serra da Estrela e Viseu Dão Lafões.

Pedro Machado, presidente da TCP, justificou a aposta nesta iniciativa: “Quando definimos esta estratégia, em 2019, sabíamos que era um projecto ambicioso, uma vez que envolve 100 municípios, que representam 32 por cento do território nacional. Mas também sabíamos que a sustentabilidade, nas suas vertentes ambiental, económica e social, não é um desafio nem é uma ambição, mas sim uma condição para que haja desenvolvimento para as populações e atractividade para os mercados turísticos. Este projecto vai ajudar o Centro de Portugal a crescer em valor e a fomentar a coesão”, disse.

Texto: ALVORADA com comunicado do TCP
Fotografia: TCP