Pesquisa   Facebook Jornal Alvorada

Assinatura Digital

Município de Torres Vedras lança concurso para construção do Centro de Saúde do Ramalhal

cmtvlogo

A Câmara Municipal de Torres Vedras aprovou hoje o lançamento de um concurso para a construção de um novo centro de saúde no Ramalhal, orçado em 1,5 milhões de euros. Depois de consignada, a empreitada tem um prazo de execução de 15 meses, de acordo com a proposta que foi hoje aprovada por unanimidade na reunião pública do executivo municipal e a que a agência Lusa teve acesso.

“Estamos a dar o pontapé de saída para termos uma nova unidade de saúde que tanta falta faz”, afirmou a presidente da câmara, Laura Rodrigues, adiantando que se está a criar um grupo de profissionais de saúde para a criação de uma Unidade de Saúde Familiar.

No Ramalhal, vai ser construído um novo edifício para o centro de saúde, contíguo ao futuro centro escolar da freguesia. Depois das obras orçadas em mais de meio milhão de euros para requalificar o antigo jardim-de-infância de São Pedro da Cadeira e transformá-lo em centro de saúde, estão previstos também investimentos nos cuidados primários de saúde em A-dos-Cunhados e Runa. Em Runa, o projecto passa pela requalificação e ampliação da sede da União de Freguesias de Dois Portos e Runa, para aí albergar, além da junta, o centro de saúde.

O Município de Torres Vedras será responsável pelo lançamento dos concursos públicos e por executar as empreitadas, ao abrigo do protocolo assinado. À ARSLVT caberá apetrechar as unidades com equipamento médico, informático e mobiliário. O custo da elaboração dos projectos é repartido pelas duas entidades.

Em Fevereiro de 2020, aquando do acordo estabelecido entre o município e a Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo (ARSLVT) para o efeito, o presidente deste organismo público, Luís Pisco, reconheceu que, com instalações mais modernas, “se torna mais fácil que os jovens médicos escolham estes locais para se fixarem”.

Texto: ALVORADA com agência Lusa