Pesquisa   Facebook Jornal Alvorada

Assinatura Digital

Centro Hospitalar do Oeste acolheu 46 novos profissionais para realização do Internato Médico

Internos Formacao Geral CHOeste2023 002

São 46 os médicos internos que escolheram este ano as Unidades de Caldas da Rainha e de Torres Vedras do CHO - Centro Hospitalar do Oeste para completarem o seu processo de formação médica, revelou a instituição em comunicado enviado ao ALVORADA. Destes clínicos, 34 são da Formação Geral e 12 da Formação Especializada.

A tradicional sessão de boas-vindas promovida pelo conselho de administração do CHO decorreu esta segunda-feira de manhã, numa sessão presencial realizada no Hospital das Caldas da Rainha com os 34 internos da Formação Geral. Conduzida pela directora do Internato Médico, a médica Sara Santos, a cerimónia contou também com a presença da presidente do conselho de administração Elsa Baião. A cerimónia nacional de boas-vindas organizada pela Administração Central do Sistema de Saúde (ACSS) foi acompanhada em directo - via 'streaming' para todo o país - a partir das instalações do Centro Hospitalar Universitário Cova da Beira, na Covilhã. Durante a tarde realizou-se a recepção aos 12 médicos de Formação Especializada, distribuídos pelas especialidades Medicina Interna (5), Pediatria (2), Ginecologia/Obstetrícia (1), Cirurgia Geral (2), Ortopedia (1) e Pneumologia (1). 

Na sua intervenção de boas-vindas, Elsa Baião desejou as maiores felicidades pessoais e profissionais aos novos médicos nesta nova etapa formativa. “Expressou ainda que conta com o contributo de todos no crescimento e modernização da instituição, assim como na valorização da vertente humana nos cuidados prestados aos doentes”, refere o comunicado.

O Internato Médico realiza-se após a licenciatura ou mestrado integrado em medicina e corresponde a um processo de formação médica especializada, teórica e prática, que tem como objectivo habilitar o médico ao exercício tecnicamente diferenciado na respectiva área de especialização. No primeiro ano, designado por Formação Geral, os médicos passam durante nove meses pelos serviços hospitalares de Medicina Interna, Pediatria e Cirurgia Geral. Os restantes três meses são dedicados à especialidade de Medicina Geral e Familiar e à Saúde Pública, nos Centros de Saúde do ACES Oeste Norte e ACES Oeste Sul. No que respeita à Formação Especializada, pode ter a duração de quatro a seis anos, dependendo da área de especialidade.

O CHO - Centro Hospitalar do Oeste integra os hospitais de Caldas da Rainha, Peniche e Torres Vedras, tendo uma área de influência constituída pelas populações dos concelhos de Caldas da Rainha, Óbidos, Peniche, Bombarral, Torres Vedras, Cadaval e Lourinhã e de parte dos concelhos de Alcobaça (freguesias de Alfeizerão, Benedita e São Martinho do Porto) e de Mafra (com exceção das freguesias de Malveira, Milharado, Santo Estêvão das Galés e Venda do Pinheiro), abrangendo 292.5346 habitantes.

Texto: ALVORADA
Fotografia: CHO