Pesquisa   Facebook Jornal Alvorada

Assinatura Digital

Aspiring Geoparque Oeste lança segunda edição, gratuita, do curso de geoguias

Geoparque do Oeste

A segunda edição do curso de geoguias do ‘aspiring’ Geoparque Oeste arranca a 3 de Fevereiro e destaca-se da anterior por ser totalmente gratuita, oferecer mais horas de formação aos participantes e integrar o programa ‘Formação + Próxima’ do Turismo de Portugal.

Segundo refere em comunicado enviado ao ALVORADA pelo aGO, a nova formação que é realizada em parceria com EHTO - Escola de Hotelaria e Turismo do Oeste (Caldas da Rainha) e a empresa caldense Intertidal Natureza & Aventura, tem como objectivo geral habilitar os formandos de conhecimentos e técnicas específicas que lhes permitam exercer a actividade de geoguias no território dos seis concelhos que integram o aspirante a Geoparque Mundial da UNESCO: Lourinhã, Bombarral, Cadaval, Caldas da Rainha, Peniche e Torres Vedras.

No final deste curso, os formandos estarão habilitados a desenvolver percursos e programas a realizar no território do aGO, a organizar actividades diversificadas ajustadas aos objectivos e aos destinatários, utilizando estratégias, os respectivos requisitos humanos e materiais necessários à sua implementação e a reconhecer a importância da qualidade das informações fornecidas na satisfação do cliente. “O programa ‘Formação + Próxima’, desenvolvido pelo Turismo de Portugal, visa elevar a qualificação dos trabalhadores do setor do turismo. Este programa tem como principais parceiros os municípios, enquato agentes mais próximos da realidade local e mobilizadores da mudança estratégica que pretendem alcançar nos territórios em que se inserem", refere o comunicado.

O curso de geoguias do aspiring Geoparque Oeste destina-se a empresas de animação turística, profissionais do sector e todos aqueles que se interessem pelo território. Tem a duração de 50 horas, mais dez que a edição anterior, decorrerá em regime misto e será dividido em oito módulos: ‘Imagem pessoal e comunicação com o visitante’ (1h30); ‘Código de conduta e boas práticas no aspiring Geoparque Oeste’ (1h30); ‘O catálogo de programas turísticos do aspiring Geoparque Oeste’ (3h00); ‘O património natural e cultural do aspiring Geoparque Oeste’ (6h00); ‘Plataforma de gestão de percursos pedestres (1h30); ‘Segurança e socorro’ (3h00); Visita de campo’ 28h00); e ‘Desenvolvimento de Programa Turístico’ (5h30).

As inscrições devem ser feitas através da página oficial da Academia Digital do Turismo de Portugal, podendo ser obtidas mais informações em www.geoparqueoeste.com, através do endereço electrónico Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar. ou pelo WhatsApp 928 114 300.

Texto: ALVORADA
Fotografia: Direitos Reservados (arquivo)