Pesquisa   Facebook Jornal Alvorada

Assinatura Digital

Caldas da Rainha: alunos da Escola Superior de Artes e Design desenham a 'Asma'

esad

No âmbito da campanha de sensibilização sobre a asma, com o mote 'pASMAdo', foi lançado um repto aos alunos da Escola Superior de Artes e Design, do Instituto Politécnico de Leiria, localizada nas Caldas da Rainha, para desenharem o que entendem ser uma crise de asma. A iniciativa 'Traços d’Asma', desenvolvida nas aulas de Ilustração da licenciatura em Design Gráfico e Multimédia e com o apoio dos professores João Catarino e Marco Correia, resultou em vários trabalhos artísticos, dos quais 18 estão agora disponíveis para visualização no https://saudeflix.pt/.

Segundo o professor João Catarino, estes trabalhos têm como objectivo "demonstrar o que sente um doente com asma quando tem um ataque". No fundo, "a ideia foi passar para a tela a descrição desse momento - de forma criativa, mas que fosse perceptível pela população em geral". Os alunos tiveram a oportunidade de ouvir relatos de doentes asmáticos e ilustrar essa experiência. "Foi muito gratificante fazer parte desta iniciativa e contribuir para a principal mensagem da campanha - ter um ataque de asma não é normal e não deve ser desvalorizado", sublinha.

De acordo com um estudo sobre 'A percepção dos portugueses sobre a asma', divulgado a propósito do Dia Mundial da Asma, 65,1% dos inquiridos considera normal um doente asmático ter uma crise de asma, mesmo estando medicado e 66,6% não sabe que a gravidade de um ataque de asma pode ser comparável à de um ataque cardíaco. Apenas 25,7% dos inquiridos identificam todos os possíveis sintomas da doença (falta de ar, tosse, sensação de aperto no peito, cansaço, tosse durante a noite e pieira).

A asma é um desafio de saúde pública, com elevada prevalência, que afecta pessoas de todas as idades, em todo o mundo. Quando não é controlada, esta doença pode ser incapacitante ou mesmo fatal. Globalmente, estima-se que mais de 262 milhões de pessoas sofram de asma. Em Portugal, de acordo com o Inquérito Nacional de Prevalência de Asma, realizado em 2012, esta doença crónica afecta cerca de 700.000 pessoas, sendo que cerca de 300.000 portugueses não têm a asma controlada.

No entanto, é possível prevenir os ataques de asma, através de um acompanhamento regular do doente para ir adaptando a medicação à necessidade da sua asma. O doente deve ainda cumprir a medicação corretamente e aprender a reconhecer os fatores que podem agravar os seus sintomas.

A campanha 'pASMAdo' foi lançada em Maio e é promovida pela Associação Portuguesa de Asmáticos, Associação Portuguesa de Medicina Geral e Familiar/GRESP, Plataforma Saúde em Diálogo, Sociedade Portuguesa de Alergologia e Imunologia Clínica, Sociedade Portuguesa de Medicina Interna/NEDResp, Sociedade Portuguesa de Otorrinolaringologia e Cirurgia da Cabeça e Pescoço, Sociedade Portuguesa de Pneumologia e AstraZeneca.

Fotografia: Direitos Reservados (arquivo)