Pesquisa   Facebook Jornal Alvorada

Assinatura Digital

Voluntários limparam praias de três concelhos do Oeste durante a campanha do Mês do Mar 2022

Mes do Mar 2022

A iniciativa ‘Mês do Mar 2022’, promovida pela Fundação Oceano Azul e o Oceanário de Lisboa, contou este ano com quatro iniciativas nas praias da região Oeste, permitindo recolher 312 kg de lixo na zona costeira de quatro concelhos. As acções foram concretizadas nos concelhos de Alcobaça, Caldas da Rainha e Torres Vedras, permitindo a limpeza de 7,4 quilómetros de costa e envolveram a participação de 121 voluntários.

Esta iniciativa decorreu entre 5 e 27 de Novembro e contou, em todo o país, com a participação de 83 agrupamentos, companhias e grupos do CNE - Corpo Nacional de Escutas, Associação de Guias de Portugal e Associação de Escoteiros de Portugal. Em comunicado enviado esta tarde ao ALVORADA, a organização refere que foram realizadas 70 acções de limpeza costeira e de margens de rios de norte a sul do país, tendo ainda sido registadas açcões nos Açores e na Madeira. A Fundação Oceano Azul e o Oceanário de Lisboa “agradecem a todos os escuteiros, guias e escoteiros que se juntaram a esta grande iniciativa e contribuíram de forma activa e efectiva para um oceano mais limpo”.

Foram 85 as acções registadas este ano, mas devido a vários factores apenas 70 se concretizaram, envolvendo cerca de 2.500 participantes, que limparam aproximadamente 86 km de costa e margens de rios, recolhendo um total de 8,05 toneladas de lixo.

Na costa Oeste foram realizadas este ano acções na Praia da Gralha (Alcobaça) pelo Agrupamento de Escuteiros de São Martinho do Porto, na Praia de Salir do Porto (Caldas da Rainha) pelo Agrupamento de Escuteiros de Vale de Figueira (Santarém), no Observatório de Aves do Rio Sizandro (Torres Vedras) pelo Agrupamento de Escuteiros da Silveira e no Rio Sizandro (Torres Vedras) pelo Agrupamento de São Pedro da Cadeira.

Texto: ALVORADA
Fotografia: Direitos Reservados