Pesquisa   Facebook Jornal Alvorada

Assinatura Digital

Eleições FRO/PS com candidaturas de Brian Silva (Lourinhã) e Pedro Folgado (Alenquer)

FRO PS 1

O lourinhanense Brian Silva, que enquanto autarca preside à Assembleia Municipal, e Pedro Folgado, presidente da Câmara de Alenquer e do conselho intermunicipal da OesteCIM - Comunidade Intermunicipal do Oeste, são candidatos à presidência da FRO - Federação Regional do Oeste do PS, cujo acto eleitoral está agendado para 4 de Novembro.

Brian Silva apresenta a moção ‘Unir e Fortalecer o Oeste’ e tem como mandatária Cristina Umbelino da concelhia do PS de Torres Vedras. Já Pedro Folgado - que tem assumido a presidência da FRO desde o falecimento do torriense Carlos Bernardes - tem como mandatária a cadavalense Maria João Botelho e apresenta a moção ‘Mobilizar para afirmar o Oeste’. A FRO/PS reúne as concelhias de Torres Vedras, Lourinhã, Alenquer, Sobral Monte Agraço e Cadaval.

Numa nota enviada esta tarde ao ALVORADA, Brian Silva informa que a sua candidatura conta com o apoio formal de mais de 150 militantes oestinos e foi entregue à Comissão Organizadora do Congresso no passado dia 20. O militante lourinhanense foi presidente do PS Lourinhã entre 2017/2022 e membro da Comissão Política Federativa do PS no mandato liderado por Carlos Bernardes. É actualmente líder da bancada do PS na Assembleia Intermunicipal do Oeste.  O candidato declara estar convicto que é possível criar “uma FRO mobilizada e mobilizadora, com sentido de camaradagem e uma voz ativa e presente na defesa das políticas para o Oeste”, mas também“é urgente unir os camaradas do Oeste nos objectivos políticos para o desenvolvimento da região e do bem-estar dos oestinos”. Considera ainda que “é importante manter um diálogo próximos das restantes concelhias, tanto a norte, como a sul [do Oeste], que fazem parte de outras federações, desenvolvendo iniciativas que podem ser dinamizadas com a criação da Secção Temática sobre a Região Oeste”.  

Brian Silva considera ser importante ”ter uma voz activa dentro do PS, de forma firme e convicta para defender a agenda política para a Região Oeste junto dos órgãos nacionais do PS, autarcas e governantes, garantindo a revindicação sobre a construção do Novo Hospital do Oeste, o reforço de médicos e enfermeiros nos actuais hospitais, nos centros e extensões de saúde, a continuação da modernização da Linha do Oeste, a construção do IC11, promover também a discussão e desenvolvimento de outras medidas como: o Plano de Regadios para o Oeste, a estratégia de Mobilidade e Transportes do Oeste, medidas ambientais, medidas para a habitação jovem, medidas de valorização ao património natural e de importância económica e cultural, entre outras medidas a definir de importância para a Região Oeste pela FRO-PS, onde a envolvência de todos na discussão do presente e do futuro do Oeste são determinantes”.    

A candidatura de Brian Silva conta ainda com a mandatária da Igualdade, a militante Filipa Santos da concelhia de Alenquer, e como mandatário Jovem, o militante Rodrigo Silva da concelhia da JS do Cadaval.

A candidatura de Pedro Folgado ainda não emitiu até ao momento nenhuma declaração à comunicação social.

Texto: ALVORADA