Pesquisa   Facebook Jornal Alvorada

Assinatura Digital

Região Oeste com aviso amarelo devido à precipitação forte

IPMA chuva

A região Oeste vai entrar esta madrugada em aviso amarelo devido à precipitação esperada pela depressão Evelyn, informa o IPMA - Instituto Português do Mar e da Atmosfera. O aviso amarelo, que abrange os distritos de Lisboa e Leiria, vai estar em vigor entre as 3h00 e as 18h00 desta segunda-feira.

São esperados períodos de chuva ou aguaceiros, por vezes e acompanhados de trovoadas, que poderão ser ocasionalmente de granizo a partir da manhã.

O IPMA emite aviso amarelo sempre que a situação meteorológica representa risco para determinadas atividades. O aviso abrange todos os distritos de Portugal continental. Aguarda-se ainda vento forte no litoral e nas terras altas e uma descida acentuada da temperatura máxima.

Devido à agitação marítima já tinha sido anunciado o aviso amarelo para a costa Oeste, válido entre as 12h00 desta segunda-feira e até às 12h00 de terça-feira. São esperadas ondas de oeste/noroeste com 4 a 4,5 metros na costa dos distritos de Lisboa e Leiria.

A depressão Evelyn tem um sistema frontal associado que começará a condicionar o estado do tempo em Portugal continental no final deste domingo, com precipitação nas regiões do litoral oeste, que se estenderá progressivamente ao interior do país, manterá até à tarde de terça-feira, com valores acumulados entre 40 e 60 mm em alguns locais do litoral a norte do Cabo Mondego. A temperatura máxima irá descer entre 4 e 8 °C esta segunda-feira.

Texto: ALVORADA
Fotografia: IPMA