Pesquisa   Facebook Jornal Alvorada
Assinatura Digital

Login na sua conta

Username *
Password *
Lembrar-me

Criar uma conta

Campos marcados com (*) são obrigatórios.
Nome *
Username *
Password *
Confirmar Password *
Email *
Confirmar email *
Captcha *
Reload Captcha

Associação Salvador: Torres Vedras integra projecto de promoção da acessibilidade e inclusão

acessoparatodostvd

A Câmara Municipal de Torres Vedras integra o projecto ‘+ Acesso para Todos - Por Comunidades Mais Inclusivas’, uma iniciativa da Associação Salvador, que pretende sensibilizar e educar para a inclusão e a acessibilidade. O projecto foi apresentado esta quinta-feira, dia 17, no auditório do Centro de Artes e Criatividade da cidade torriense.

Na ocasião, a presidente daquele município referiu que “temos tido uma preocupação significativa, mesmo na transformação de algumas zonas do nosso território por forma a torná-las mais inclusivas” disse Laura Rodrigues, recordando a obra de requalificação da Praça 25 de Abril, inaugurada no passado.

Se, nesse plano, existe um longo “trabalho que tem de ser metódico, planeado e aprofundado”, a autarca também mencionou a existência de limitações de acessibilidade nas escolas e as dificuldades no que toca à integração profissional das pessoas com deficiência.

Infelizmente as pessoas com deficiência ainda não têm uma liberdade e uma participação activa igual à dos outros cidadãos”, sublinhou o presidente e fundador da Associação Salvador, Salvador Mendes de Almeida. “Para se integrar no mercado de trabalho, para ter uma actividade desportiva, para ir ao Centro de Saúde ou simplesmente a um café ou restaurante, tem de haver um planeamento exaustivo do dia de qualquer pessoa com deficiência” explicou.

O objectivo de Salvador Mendes de Almeida é que “estas mudanças sejam aceleradas e postas em prática” nos próximos 10 anos, “porque em Portugal existem cerca de 1 milhão de pessoas com deficiência que estão à espera de uma oportunidade: para estarem integrados, para fazerem desporto, para trabalharem”.

Além de Torres Vedras, outros 14 municípios integram o ‘+ Acesso para Todos - Por Comunidades Mais Inclusivas’, que se propõe a desenvolver um manual de boas práticas de acessibilidades, a criar um processo de mapeamento e categorização de espaços públicos e privados e a implementar um selo de acessibilidades. O projecto será implementado ao longo deste ano e irá, ainda, integrar iniciativas dirigidas à comunidade escolar, acções de sensibilização dirigidas à população e a distinção de empresas locais.

O ‘+ Acesso para Todos - Por Comunidades Mais Inclusivas’ é apoiado pela Portugal Inovação Social através de financiamento da União Europeia, nomeadamente pelo Programa Operacional Inclusão Social e Emprego (PO ISE), no âmbito do Portugal 2020 e do Fundo Social Europeu.

Texto: ALVORADA
Fotografia: CMTVD