Pesquisa   Facebook Jornal Alvorada

Assinatura Digital

Covid-19: Nazaré abre centro com capacidade para 1.000 testes por semana

covid 19 testes

Um novo centro de testagem à Covid-19 vai abrir portas na Nazaré na próxima segunda-feira, com capacidade de realização de 1.000 testes por semana, divulgou hoje a Câmara Municipal.

“Atenta à evolução da pandemia, à situação de saúde pública no concelho e à economia local”, a Câmara da Nazaré propôs à Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo (ARSLVT) a instalação de um centro de testagem que o presidente, Walter Chicharro, espera que “venha a ser mais um forte contributo do município na rápida resposta às necessidades da população, que sente, actualmente, dificuldades de acesso aos testes”.

Citado numa nota de impressa, o autarca explica que o centro é criado em parceria com a Policlínica Benedita, do Grupo H Saúde, prestador de serviços de saúde convencionado com o Ministério da Saúde, e que “vem reforçar a capacidade de testagem à Covid-19, no concelho da Nazaré”.

Situado na Bonarte, no Parque Atlântico, no Sítio da Nazaré, o novo centro funcionará em regime 'Drive Thru', com “Teste PCR”, por zaragatoa SARS - COV-2, e Testes Rápidos Antigénio. “Com esta última opção será possível testar os munícipes de forma mais rápida e simples, uma vez que este teste não requer equipamentos complexos e os resultados estarão prontos em cerca de 15/20 minutos”, explicou Henrique Henriques, director-executivo do Grupo H Saúde, citado na mesma nota. Segundo este responsável, o centro “terá capacidade para realizar 1.000 testes semanalmente” e destina-se ao comércio, instituições, munícipes e serviços do concelho, funcionando, numa primeira fase, de segunda a sábado, das 8h00 às 15h00.

A partir de segunda-feira passarão a realizar-se colheitas no 'Drive Thru' da Nazaré e, aos domingos e feriados, os testes serão realizados na Policlínica, na Benedita, no concelho de Alcobaça, onde o grupo está sediado.

De acordo com o boletim de situação epidemiológica do Comando Distrital de Socorro de Leiria (CDOS), no concelho da Nazaré estavam contabilizados até às 21h00 de segunda-feira 298 pessoas infectadas pelo SARS - COV-2. Desde o início da pandemia foram registados no concelho 1.811 casos de Covid-19, dos quais 1.485 pessoas recuperaram e 28 morreram.

Texto: ALVORADA com agência Lusa