Pesquisa   Facebook Jornal Alvorada

Assinatura Digital

Município de Torres Vedras vence prémio de boas práticas ODSlocal

ODS Local

A Plataforma ODSlocal distinguiu o Município de Torres Vedras com o prémio de ‘Boas Práticas’ para os ODS pela sua dinâmica na área da sustentabilidade, anunciou hoje a organização.

O prémio ‘Boas Práticas’ para os ODS visa dar visibilidade aos municípios que executem os melhores conjuntos de boas práticas nos serviços da autarquia e a boas práticas individuais com impacto relevante na concretização de metas de um ou mais ODS ao nível local. O Município de Torres Vedras foi vencedor na subcategoria Melhor Conjunto de Boas Práticas, tendo apresentado 81 boas práticas com impacto em todos os objectivos de desenvolvimento sustentável.

A Plataforma ODSlocal distinguiu ainda o Município de Torres Vedras com o Selo ODSlocal pelo seu compromisso com a sustentabilidade local e pelo desempenho que apresenta neste domínio. A distinção da ODSlocal reconhece o trabalho do município no cumprimento dos Objectivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU, designadamente na redução das desigualdades (ODS 10), no consumo e produção responsáveis (ODS 12) e na promoção da paz, justiça e instituições eficazes (ODS16).

Os vencedores dos Prémios ODSlocal atribídos pela Plataforma ODSlocal foram anunciados ontem em Lisboa na 1ª Conferência Anual ODSlocal, que decorreu no Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa, e que contou com as intervenções do economista americano Jeffrey Sachs, professor da Universidade de Columbia em Nova Iorque, e de Alexandre Caldas, director da Divisão de Big Data na ONU.

Este evento contou ainda com a participação de Karin Wall, directora do ICS-ULisboa, Filipe Duarte Santos, presidente do Conselho Nacional do Ambiente e do Desenvolvimento Sustentável (CNADS), João Ferrão, coordenador da Plataforma ODSlocal, Artur Santos Silva, BPI/Fundação 'la Caixa', Luísa Schmidt, Observa/ICS-ULisboa, Lia Vasconcelos, MARE-Nova, e Guta Moura Guedes, presidente da experimentadesign, além de autarcas e de promotores dos projectos galardoados.

A Plataforma ODSlocal é uma iniciativa que visa mobilizar os municípios e outras entidades relevantes para a concretização, ao nível local, dos Objectivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) propostos pela Agenda 2030 das Nações Unidas. Nasceu de uma parceria entre o Conselho Nacional do Ambiente e do Desenvolvimento Sustentável (CNADS), o OBSERVA (ICS-Universidade de Lisboa), o MARE (Universidade Nova de Lisboa), e a 2adapt, e é apoiada pela Fundação 'la Caixa'. Integra um portal ‘online’ dinâmico que permite visualizar e acompanhar os progressos e contributos de cada município em relação aos ODS.