Pesquisa   Facebook Jornal Alvorada

Assinatura Digital

Integração da comunidade cigana: Torres Vedras conquistou prémio internacional

anaumbelinocomunidadecigana

A Câmara Municipal de Torres Vedras alcançou o primeiro lugar nos prémios Dosta!, atribuídos pelo Congresso dos Poderes Locais e Regionais do Conselho da Europa, numa cerimónia que decorreu esta quarta-feira, dia 27, em França. A distinção tem em conta a implementação do Plano Local de Inclusão da Comunidade Cigana (PLICC) da cidade torriense, que promove a participação activa e a integração daquela comunidade. Torres Vedras é, assim, o primeiro município português a ser distinguido com este prémio, atribuído desde 2007.

Coube à vereadora do Desenvolvimento Social da Câmara Municipal de Torres Vedras, Ana Umbelino, receber o prémio, dedicando a distinção “a todos os activistas ciganos, em especial, às mulheres que fazem ouvir as suas vozes e constituem uma fonte de inspiração pelas suas histórias de resistência e superação”.

Destacando que o PLICC tem a igualdade, a inclusão e a participação como valores nucleares, Ana Umbelino referiu que o trabalho convocou, desde o início, “a participação da comunidade cigana e de parceiros de diversos sectores, dando corpo a um profícuo trabalho colaborativo”. Caracterizado pelo seu carácter transversal, o plano inclui áreas como habitação, educação, cultura, formação e emprego.

A vereadora destacou o trabalho que tem vindo a ser desenvolvido no que toca à integração da comunidade cigana, evocando a integração de mediadores na Câmara Municipal e a criação de um Grupo de Acção Comunitária composto por cidadãos da comunidade cigana que promove a participação e o diálogo entre a comunidade e as autoridades locais.

Texto: ALVORADA
Fotografia: Direitos Reservados