Pesquisa   Facebook Jornal Alvorada

Assinatura Digital

Escolas do Oeste participam na 2ª edição do programa ‘Academia Digital Para Pais’

academiadigitalpais

Quatro agrupamentos de escolas da região Oeste já se inscreveram na 2ª edição da ‘Academia Digital Para Pais’, uma iniciativa lançada na passada quinta-feira, dia 14, pela E-REDES e pela Direcção Geral da Educação (DGE). O projecto de literacia digital dá a pais e encarregados de educação a oportunidade de frequentarem acções de formação promotoras de competências digitais para facilitar o acompanhamento escolar dos filhos e ainda contribuir para a sua valorização pessoal e profissional.

Há já 225 agrupamentos escolares inscritos nesta 2ª edição, cobrindo todo o território continental. Os pais interessados deverão agora inscrever-se até ao próximo dia 22 de Outubro nas escolas frequentadas pelos filhos. A iniciativa destina-se às famílias dos alunos do 1º, 2º e 3º ciclos do Ensino Básico, contemplando dois níveis de formação: competências digitais básicas e segurança e cidadania digital, num total de até 16 horas de formação gratuita.

Segundo confirmou ao ALVORADA fonte da E-REDES - Distribuição de Eletricidade, S.A, está confirmada até ao momento a participação do Agrupamento de Escolas Damião de Goes (Alenquer), do Agrupamento de Escolas Fernão do Pó (Bombarral), do Agrupamento de Escolas Josefa de Óbidos e do Agrupamento de Escolas Joaquim Inácio da Cruz Sobral (Sobral de Monte Agraço.

 “A crescente e acelerada digitalização da sociedade exige-nos novas competências, enquanto pais ou educadores, mas também enquanto profissionais, cidadãos, consumidores. Na E-REDES estamos a fazer esse caminho, tornando as redes elétricas inteligentes e por isso consideramos essencial apoiar as famílias nesta transição digital”, afirma José Ferrari Careto, presidente do Conselho de Administração da E-REDES.

A Direcção-Geral da Educação, tendo em consideração o balanço relativo à 1ª edição, dirigido apenas a escolas que integram o programa ‘Territórios Educativos de Intervenção Prioritária’, considerou o alargamento da iniciativa ‘Academia Digital para Pais’ a todas as escolas, dada a necessidade de dar instrumentos que permitam promover a igualdade de oportunidades às famílias, no acesso ao digital, através da capacitação e de uma aproximação à realidade escolar dos seus educandos. Desta forma, a DGE, ao associar-se à E-Redes, na promoção da ‘Academia Digital para Pais’, reconhece nesta iniciativa “uma importante ferramenta não só para a capacitação digital das famílias, mas também para o seu envolvimento pleno no Plano de Transição Digital da Educação”, afirma o director-geral, José Vítor Pedroso.

As sessões de formação irão decorrer nas escolas dos alunos, em regime pós-laboral, e serão dadas por professores e/ou jovens alunos, em regime de voluntariado.  Os conteúdos programados contemplam várias temáticas e vão desde os procedimentos básicos de utilização da internet, à criação de emails, consulta de sites até aos cuidados de segurança a ter em ambientes digitais.

Desenvolvido com o objectivo de apoiar as famílias no contexto das aulas à distância impostas pela pandemia, o programa, na sua 1ª edição (ano letivo 2020/2021), beneficiou cerca de 1.000 famílias e contemplou 1.048 horas de formação, tendo envolvido 53 agrupamentos escolares, com 344 formadores e incidiu nas escolas em Territórios Educativos de Intervenção Prioritária (TEIP).

Nesta 2ª edição que arranca agora, o projecto reforça conteúdos e alarga o universo inicial de escolas aos restantes estabelecimentos de ensino público, mantendo o objectivo de contribuir para a valorização pessoal e profissional de pais e para o sucesso escolar dos filhos.

Texto: ALVORADA