Arruda dos Vinhos, Torres Vedras e Lourinhã recebem actividades inseridas nas Jornadas do Património que decorrem em 150 concelhos
- Oeste
- 24/09/2021 16:58
As Jornadas Europeias do Património (JEP) decorrem entre hoje e 3 de Outubro com 900 actividades presenciais e ‘online’ previstas em 150 concelhos do país, na maioria gratuitas, sob o signo dos valores da diversidade e da inclusão. Arruda dos Vinhos, Torres Vedras e Lourinhã são os únicos concelhos da Região Oeste onde vão decorrer actividades, cujo programa pode ser consultado em http://w3.patrimoniocultural.pt/jep2021/digital/.
Durante este período da programação estão previstas 320 visitas guiadas e livres, 40 espectáculos, 100 exposições, 80 ‘workshops’ e 50 conferências, em museus, monumentos, palácios e outros espaços patrimoniais de todo o país, públicos e privados, numa iniciativa europeia que em Portugal é coordenada pela Direcção-Geral do Património Cultural (DGPC).
Sob o tema ‘Património Inclusivo e Diversificado’ as JEP regressam depois de um ano marcado pela pandemia Covid-19, e “celebram também a reabertura de sítios históricos, criando oportunidades de reencontro e de partilha de experiências”, segundo um comunicado da DGPC.
O tema deste ano visa destacar a “capacidade de reunir as pessoas em torno do seu património e da cultura que as envolve”, destaca a DGPC, acrescentando que pretende garantir que, este ano e para o futuro as iniciativas e o património possam “incluir todos na sua diversidade”.
Texto: ALVORADA com agência Lusa