Pesquisa   Facebook Jornal Alvorada

Assinatura Digital

Torres Vedras: projecto ‘Fora da Caixa’ conquistou 1º lugar no Prémio de Boas Práticas de Participação

foradacaixatvd

O projecto ‘Fora da Caixa’ conquistou o primeiro lugar na 6ª edição do Prémio de Boas Práticas de Participação da Rede de Autarquias Participativas. O prémio distinguiu, ainda, o Grupo Activo Comunitário, que recebeu uma Menção Honrosa ao conquistar o segundo lugar. A cerimónia de apresentação dos resultados decorreu esta quarta-feira, dia 21, no auditório do Centro de Artes e Criatividade de Torres Vedras.

Na sessão de abertura da cerimónia, a presidente da Câmara Municipal de Torres Vedras, Laura Rodrigues, realçou que “quando trabalhamos a participação dos cidadãos, estamos a dar um passo muito significativo para um melhor entendimento daquilo que deve ser a democracia e daquilo que é a posição do cidadão perante os decisores e as decisões na sua cidade”.  

A entrega dos prémios esteve a cargo do presidente da Rede de Autarquias Participativas e da Câmara Municipal de Valongo, José Manuel Ribeiro, e do vice-presidente da Rede e vereador da Câmara Municipal da Lourinhã, José Tomé. Seguiu-se uma apresentação do projecto vencedor e uma visita guiada ao Centro de Artes e Criatividade.

Segundo refere um comunicado enviado ao ALVORADA pela autarquia torriense, a edição deste ano centrou-se na participação de grupos sub-representados, o que levou à distinção do ‘Fora da Caixa’, projecto itinerante que promove a participação das crianças do pré-escolar e 1º ciclo da rede pública, e do Grupo Activo Comunitário, projecto participativo, composto por cidadãos da comunidade cigana local que tem como objectivo promover a inclusão social daquela comunidade. Foi, ainda, atribuída uma menção honrosa ao projecto ‘AEleva-te’, promovido pela Câmara Municipal de Cascais.

O júri foi constituído pela presidente da Comissão para a Cidadania e Igualdade de Género, Sandra Ribeiro, pelo director adjunto da Fundação Calouste Gulbenkian, Pedro Calado, e pelo coordenador do Observatório Internacional de Democracia Participativa, Adrià Duarte. Além da classificação do júri, os projectos foram, ainda, submetidos a votação do público.

Texto: ALVORADA
Fotografia: CMTVD