Pesquisa   Facebook Jornal Alvorada
Assinatura Digital

Login na sua conta

Username *
Password *
Lembrar-me

Criar uma conta

Campos marcados com (*) são obrigatórios.
Nome *
Username *
Password *
Confirmar Password *
Email *
Confirmar email *
Captcha *
Reload Captcha

Oeste: Cadaval com risco elevado de incêndio e restantes concelhos com risco moderado

Floresta

O concelho do Cadaval é o único da região Oeste que tem risco elevado de incêndio, estando os restantes 11 com risco moderado, segundo o IPMA - Instituto Português do Mar e da Atmosfera. O risco de incêndio vai manter-se muito elevado pelo menos até ao início da próxima semana.

São 27 concelhos dos distritos de Faro, Portalegre, Santarém, Castelo Branco, Viseu, Bragança e Vila Real que apresentam hoje risco muito elevado de incêndio. O IPMA colocou também mais de 60 concelhos dos distritos de Faro, Beja, Lisboa, Setúbal, Santarém, Leiria, Coimbra, Portalegre, Castelo Branco, Viseu, Guarda, Bragança e Vila Real em risco elevado de incêndio.

O risco de incêndio determinado pelo IPMA tem cinco níveis, que vão de reduzido a máximo. Os cálculos são obtidos a partir da temperatura do ar, humidade relativa, velocidade do vento e quantidade de precipitação nas últimas 24 horas. Recorde-se que é proibido fazer queimada extensiva sem autorização, devendo os interessados obter informação junto da câmara municipal ou através da linha telefónica 808 200 520.

O IPMA prevê para hoje no continente céu pouco nublado ou limpo, aumentando temporariamente de nebulosidade no interior durante a tarde, e pequena subida da temperatura máxima.

A previsão aponta ainda para vento fraco a moderado do quadrante norte, soprando moderado a forte e por vezes com rajadas até 65 quilómetros por hora, no litoral oeste a partir da tarde.

As temperaturas mínimas no continente vão oscilar entre os 7 graus Celsius (na Guarda e em Braga) e os 15 (em Faro) e as máximas entre os 29 graus (em Évora) e os 20 (em Aveiro, Porto e Viana do Castelo). Na Lourinhã é esperada uma temperatura máxima de 20 graus e uma mínima de 13.

Texto: ALVORADA com agência Lusa
Fotografia: Paulo Ribeiro/ALVORADA (arquivo)