Pesquisa   Facebook Jornal Alvorada

Assinatura Digital

Oeste: Reabilitação da lota do Porto da Nazaré arranca dentro de um mês

Porto da Nazare

A reabilitação do edifício da lota do Porto da Nazaré, orçada em cerca de 250 mil euros, vai arrancar dentro de um mês, informou hoje a Docapesca.

A empresa pública responsável pela exploração do Porto da Nazaré, o segundo mais importante da região Oeste, a seguir ao Porto de Peniche, anunciou hoje a adjudicação da empreitada de reabilitação do edifício da lota, estimando que a obra seja consignada “dentro de três semanas a um mês”, disse à agência Lusa fonte responsável pela comunicação.

A empreitada contempla um conjunto de intervenções em diversas zonas da lota, entre as quais a área da primeira venda de pescado, as áreas reservadas ao público e aos trabalhadores, as instalações e equipamentos de higienização e áreas de conservação de pescado, refere um comunicado da Docapesca. As intervenções “pretendem manter as preexistências o máximo possível, respeitando o original estilo arquitectónico e construtivo e introduzindo o factor de valorização ao nível ambiental, social e económico”, refere a empresa.

A empreitada foi adjudicada pelo valor de 249.978 euros e terá uma duração de quatro meses a partir da data da consignação. No comunicado, a Docapesca sublinha que as obras se justificam “pela natural degradação dos materiais” e pela necessidade de se proceder a um conjunto de trabalhos de requalificação que visa “responder às exigências e regulamentos para a manipulação, conservação e primeira venda de pescado, com vista à certificação desta lota segundo o referencial ISO22000:2018”. Um processo, segundo a empresa, “essencial para melhorar os procedimentos e garantir aos consumidores a existência de um sistema de segurança alimentar fiável”.

A Docapesca - Portos e Lotas, SA, com sede em Lisboa, é uma empresa do Sector Empresarial do Estado, tutelada pelo Ministério do Mar, responsável por uma rede de 23 Lotas e 36 Postos de Vendagem.

Texto: ALVORADA com agência Lusa
Fotografia: Docapesca