GNR registou 14 infrações por campismo e caravanismo ilegal no concelho de Peniche
- Oeste
- 22/03/2021 18:13
A GNR constatou ‘in loco’ 15 infrações, 14 das quais resultantes de caravanismo e campismo ocasional fora dos locais destinados para o efeito, no âmbito do Regulamento Municipal de Peniche, puníveis com uma coima no valor máximo de 200 euros. A outra infração anotada pela força de segurança diz respeito a uma pessoa que estava na via pública a violar o dever de recolhimento domiciliário em vigor devido à pandemia de Covid-19, segundo apurou o ALVORADA.
Em comunicado, a instituição destaca que estas situações foram registadas por militares do Núcleo de Proteção Ambiental (NPA) de Caldas da Rainha e do Posto Territorial de Peniche, no decorrer de acções de fiscalização direcionadas ao caravanismo e campismo ilegal, bem como para verificação do cumprimento das medidas vigentes para a contenção da pandemia Covid-19 neste concelho oestino. “Os autos de contraordenação foram remetidos às entidades administrativas competentes”, informa ainda o Comando Territorial de Leiria da GNR, adiantando que a operação de fiscalização decorreu este domingo. A maioria das infrações registadas pela força segurança foram cometidas por cidadãos estrangeiros oriundos de diversos países da União Europeia, apurou ainda o nosso jornal.
Recorde-se que o campismo e caravanismo selvagem é considerado pelas autoridades e de acordo com a lei, um problema identificado e que leva a uma ocupação excessiva e desordenada de espaços públicos, zonas costeiras e áreas classificadas por autocaravanas e similares, com consequências negativas na paisagem, no ambiente, no ordenamento do território e na saúde pública.