Pesquisa   Facebook Jornal Alvorada

Assinatura Digital

OesteCIM apresenta lista de contributos para o Plano de Recuperação e Resiliência do Governo

OesteCIM bandeiras

O financiamento para o futuro Hospital do Oeste e a construção do lanço do IC11 entre Peniche - Lourinhã - Torres Vedras (ligando o IP6 à A8), são dois dos vários investimentos que a OesteCIM - Comunidade Intermunicipal do Oeste decidiu propor ao Governo para incluir no PRR - Plano de Recuperação e Resiliência, cujo prazo de consulta pública chega esta segunda-feira ao fim.

Em comunicado enviado ao ALVORADA, a OesteCIM revela que foi proposta, no âmbito da rodovia, a criação de “uma ligação adequada” entre o nó da autoestrada (A8) e a sede de concelho de Sobral de Monte Agraço. Ainda no plano das infraestruturas, foi sublinhada “a importância de reforço e qualificação da rede ferroviária”, nomeadamente através da electrificação e instalação de sistemas de sinalização e telecomunicações no troço Caldas da Rainha-Louriçal da linha do Oeste (conforme Programa Nacional de Investimentos 2030). Na proposta apresentada, a OesteCIM manifestou a importância da mobilidade sustentável, nomeadamente através do investimento na aquisição de veículos limpos, incluindo o de transportes públicos de passageiros.

Na dimensão ‘Transição Digital’, através da componente ‘Investimento e Inovação’ do PRR, é peoposto o financiamento para a criação do Centro de Inteligência Territorial do Oeste que a OesteCIM e Universidade NOVA Information Management School “ambicionam construir”. A construção deste centro visa aproveitar as tecnologias de informação e comunicação para, com base na ciência dos dados e a inteligência artificial, “promover a geração de conhecimento capaz de contribuir para a regeneração económica e a coesão social, para a transição climática e para uma melhor governação do território e gestão dos serviços e infraestruturas”.

Tal como o ALVORADA já tinha noticiado, o PRR apenas contempla nesta fase, na parte respeitante às acessibilidades rodoviárias para Áreas de Acolhimento Empresarial, ligação da A8 à Área Empresarial das Palhagueiras, no concelho de Torres Vedras. Na reunião do Conselho Intermunicipal da OesteCIM, realizada na passada quinta-feira, realizada por videoconferência, os 12 presidentes de câmara oestinos decidiram apresentar um conjunto de propostas no âmbito da discussão pública do documento formulado pelo Governo.

Nesse sentido, afirma em comunicado a OesteCIM, foi manifestada “a importância estratégica que este plano, ou outros instrumentos existentes ou a construir, contemplem investimentos estratégicos e essenciais para a resiliência, coesão, atratividade, inteligência e competitividade do Oeste”. Os autarcas oestinos apresentaram assim os seus contributos “em áreas essenciais à região”, tais como Saúde, Infraestruturas, Mobilidade Sustentável e Investimento e Inovação.

“No pacote de medidas de impulso à recuperação económica e social do país, a OesteCIM reforçou a necessidade de incluir a criação do novo Centro Hospitalar do Oeste, garantindo um serviço de elevada qualidade para uma resposta mais eficiente e adequada a um novo contexto global de prevenção de riscos e de saúde pública, incluindo a optimização da capacidade instalada para a rede de cuidados continuados ou valências complementares consideradas prioritárias”, defende a instituição intermunicipal sediada nas Caldas da Rainha.

Texto: ALVORADA
Fotografia: Paulo Ribeiro/ALVORADA (arquivo)