Pesquisa   Facebook Jornal Alvorada

Assinatura Digital

PRR: Ourém propõe ligação da linha ferroviária do Norte à do Oeste

Linha do Oeste 5 1

O presidente da Câmara Municipal de Ourém anunciou hoje que uma das propostas que deixou na consulta pública do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) foi a ligação da linha ferroviária do Norte à do Oeste, em Fátima.

Durante a reunião do executivo de hoje, Luís Albuquerque (coligação PSD/CDS-PP Ourém Sempre) informou os vereadores sobre as propostas que deixou ao documento estratégico do Governo. “Apresentámos um contributo para que seja feita uma ligação da linha do Norte à linha do Oeste para que Fátima seja servida de ferrovia”, explicou o presidente. Esta ligação seria complementada com a “melhoria dos acessos da Zona Industrial de Casal dos Frades e Zona Industrial da Freixianda à Estrada Nacional 356”.

A ligação da autoestrada 1 (A1) ao itinerário complementar 9 (que liga Nazaré a Tomar), “uma velha aspiração” que também já foi reivindicada pela Assembleia de Freguesia de Fátima, foi também contemplada nas sugestões enviadas pela autarquia de Ourém, no distrito de Santarém.

O Plano de Recuperação e Resiliência de Portugal, para aceder às verbas comunitárias pós-crise da Covid-19, prevê 36 reformas e 77 investimentos nas áreas sociais, clima e digitalização, num total de 13,9 mil milhões de euros em subvenções. O período de discussão pública termina hoje.

Texto: ALVORADA com agência Lusa
Fotografia: Paulo Ribeiro/ALVORADA (arquivo)