Pesquisa   Facebook Jornal Alvorada
Assinatura Digital

Login na sua conta

Username *
Password *
Lembrar-me

Criar uma conta

Campos marcados com (*) são obrigatórios.
Nome *
Username *
Password *
Confirmar Password *
Email *
Confirmar email *
Captcha *
Reload Captcha

Covid-19: surto com 62 infectados no Lar de S. José de Torres Vedras

covid 19 1320x420

Sessenta e duas pessoas estão infetadas pela Covid-19 no Lar de São José, em Torres Vedras, depois de um residente ter ficado infectado após uma ida ao hospital público na cidade, revelou hoje a instituição.

O secretário do conselho directivo do Lar de São José, Bruno Gigante, disse à agência Lusa que, na segunda-feira, um utente teve teste positivo à Covid-19, na sequência de uma deslocação ao serviço de urgência do Hospital de Torres Vedras.

Na quarta-feira, as autoridades de saúde decidiram testar todos os 124 utentes e 90 funcionários, dos quais 62 vieram a ter hoje teste positivo. Desses, 55 são utentes e 12 são funcionários. A maioria dos utentes está assintomática e a recuperar no lar.

No âmbito do seu plano de contingência, a instituição está a separar os utentes por alas Covid e não-Covid, em função do resultado do teste, a criar circuitos autónomos e a criar equipas específicas para apoiar os utentes infectados. Todos os utentes passaram a usar máscaras de protecção. Ainda hoje, o Serviço Municipal de Protecção Civil deverá efectuar a desinfecção dos espaços.

O Lar de São José - Fundação de Solidariedade Social, fundado em 1892 é um equipamento que desenvolve actividades de apoio social a pessoas idosas através de alojamento colectivo, de utilização temporária ou permanente.

Desde o início da pandemia, o concelho de Torres Vedras contabiliza 2.442 casos confirmados, dos quais 494 estão activos, 1.914 recuperaram e 34 morreram.

Em Portugal, morreram 7.590 pessoas dos 466.709 casos de infecção confirmados, de acordo com o boletim mais recente da Direcção-Geral da Saúde.

O Estado de Emergência decretado a 9 de Novembro para combater a pandemia foi renovado com efeitos desde as 00h00 de hoje até dia 15.

Texto: ALVORADA com agência Lusa