Explosão em conduta de gás causa quatro feridos graves em Peniche
- Oeste
- 07/12/2018 14:28
Uma explosão ocorrida durante uma operação de verificação de uma instalação de gás em Peniche, por técnicos de uma empresa especializada, causou ferimentos a seis trabalhadores, quatro dos quais em estado grave. Segundo informou o Comando Distrital de Operações de Socorro (CDOS) de Leiria, a explosão terá ocorrido na via pública e o alerta foi dado às 12h45.
A explosão ocorreu no exterior de uma residência de estudantes da Escola Superior do Mar e Tecnologia de Peniche do Instituto Politécnico de Leiria, localizada na Avenida Paulo VI, próximo das Piscinas Municipais de Peniche. As vítimas, entre os 30 e os 37 anos, foram assistidos no local pelo INEM.
Para a cidade piscatória foram enviados dois helicópteros do INEM (estacionados em Évora e Santa Comba Dão), para evacuar os feridos graves, e três ambulâncias do INEM – Instituto Nacional de Emergência Médica, nomeadamente as quais as VMER - Viaturas Médicas de Emergência Rápida do Hospital de Caldas da Rainha e do Hospital de Torres Vedras, cujas tripulações são compostas por médicos e enfermeiros, e a ambulância SIV - Suporte Imediato de Vida, do Hospital de Peniche. Quatro feridos foram transportados, três para hospitais da Universidade de Coimbra e, a vítima mais grave, para o Hospital de Santa Maria, em Lisboa, revelou o INEM.
Segundo um comunicado enviado ao ALVORADA pelo Município de Peniche, o vice-presidente Mark Ministro sublinha que a habitação "não sofreu quaisquer danos estruturais" e o acidente "não representou qualquer perigo para a comunidade estudantil". A rua mantém-se fechada ao trânsito e no local. Ainda de acordo com o INEM, foram avançadas “mais duas vítimas”, mas trata-se de “dois trabalhadores da empresa que se encontram ilesos e a receber apoio psicológico”.
Para o local foram enviados 34 operacionais apoiados por 12 veículos dos Bombeiros Voluntários de Peniche, Caldas da Rainha e Torres Vedras. Foram acionados outros meios de socorro de diversos agentes de Proteção Civil, estre os quais quatro ambulâncias dos Bombeiros Voluntários de Peniche, tendo a PSP estabelecido o perímetro de segurança aos meios de socorro, onde também intervieram equipas de apoio psicológico dos Bombeiros Voluntários de Peniche, INEM e Município de Peniche. O acidente não atingiu qualquer membro da comunidade estudantil.
“As autoridades com competência para a investigação neste tipo de ocorrências procederão às diligências que entenderem convenientes com vista ao apuramento das origens deste desagradável acidente”, conclui o autarca Mark Ministro.
Informação actualizada às 17h37.
Fotografia: Paulo Ribeiro/ALVORADA (arquivo)