Pesquisa   Facebook Jornal Alvorada

Assinatura Digital

Torres Vedras vai ter polo da Escola Superior de Saúde de Leiria do IPL

Polo de Torres do IPL

A Câmara Municipal de Torres Vedras decidiu avançar com uma parceria com o IPL - Instituto Politécnico de Leiria com vista à criação na cidade de um polo da Escola Superior de Saúde. O acordo a estabelecer com o IPL foi aprovado na reunião do executivo municipal desta terça-feira.

"A criação de um polo de ensino superior na área da saúde pretende dar resposta às necessidades formativas da região e aumentar a atractividade do concelho", refere o município em nota de imprensa.

O polo é também considerado fundamental para a escolha da localização do novo hospital para o Oeste, uma vez que, explica, "além das parcerias em termos de estágios e formação contínua dos profissionais de saúde, é um polo agregador de projectos de investigação na área da saúde".

Segundo a autarquia, o polo da Escola Superior de Saúde deverá entrar em funcionamento no próximo ano lectivo 2021/2022, no antigo edifício dos SMAS - Serviços Municipalizados de Água e Saneamento de Torres Vedras, que será adaptado pela autarquia para o efeito.

No primeiro ano, este polo de ensino superior vai ter uma turma de mestrado em Enfermagem Médico-Cirúrgica e três cursos superiores profissionais, já em funcionamento no Núcleo de Formação do IPL em Torres Vedras. Vão também ser propostas licenciaturas em Ciências Biomédicas Laboratoriais e Podologia.

Texto: ALVORADA com agência Lusa
Fotografia: CMTV