Ambiente: Municípios da Lourinhã, Cadaval e de Torres aderem à Plataforma ODSLocal
- Oeste
- 09/11/2020 15:07
As câmaras municipais da Lourinhã, Cadaval e Torres Vedras são as primeiras da região Oeste que resolveram aderir à plataforma ODSlocal - Plataforma Municipal dos Objectivos de Desenvolvimento Sustentável, segundo revelou esta segunda-feira uma fonte da organização ao ALVORADA. Trata-se de um projecto pioneiro à escala mundial que visa mobilizar e capacitar as comunidades locais (municípios, agentes económicos e sociais e cidadãos) para os objectivos da Agenda 2030 definidos pela ONU - Organização das Nações Unidas.
Esta iniciativa foi desenvolvida pelo Conselho Nacional do Ambiente e do Desenvolvimento Sustentável (CNADS), o OBSERVA (ICS-Universidade de Lisboa), o MARE (Universidade Nova de Lisboa), e a 2adapt, sendo apoiada pela Fundação ‘la Caixa’ e permite a adesão pela totalidade dos municípios do Continente e das Regiões Autónomas dos Açores e da Madeira.
A plataforma ODSLocal é um instrumento que visa dinamizar e apoiar as autarquias na gestão dos desafios de sustentabilidade e a promoção de iniciativas inspiradas nos Objectivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), com metas bem definidas e mensuráveis, contribuindo para melhorar a vida das comunidades locais e estabelecer maior proximidade aos cidadãos. No âmbito desta iniciativa, serão distinguidos os municípios com melhores desempenhos ou trajectórias de evolução mais favoráveis através de iniciativas que incluem a realização de uma Conferência Nacional anual, a atribuição do Prémio ODSlocal e a atribuição do Selo ODSlocal.
A sessão pública de apresentação do ODSlocal, que conta com o Alto Patrocínio do Presidente da República, vai realizar-se esta quarta-feira, no Centro Cultural de Belém, em Lisboa, com transmissão directa online gratuita e aberta a todos os cidadãos, através da inscrição prévia em http://www.odslocal.pt/lancamento.
Durante a sessão irão ser assinadas Cartas de Compromisso pelos municípios aderentes, que assim evidenciam o seu empenho em colocar as várias dimensões da sustentabilidade no centro das suas políticas e da sua ação diária. Segundo revelou ao nosso jornal uma fonte da autarquia lourinhanense, como a cerimónia vai coincidir com a realização da sessão de câmara, não vai estar presente nenhum representante oficial da edilidade, tendo sido já assinado o documento de adesão a esta plataforma.
Texto: ALVORADA