Pesquisa   Facebook Jornal Alvorada

Assinatura Digital

Covid-19: cinco utentes infectados num lar da freguesia de A dos Cunhados

lar a dos cunhados

Cinco utentes do Lar de Nossa Senhora da Luz, na localidade de Paradas, freguesia de A-dos-Cunhados, testaram positivo para a Covid-19, encontrando-se quatro em isolamento e um hospitalizado, divulgou hoje o Município de Torres Vedras. “Para já foram identificados cinco casos e estão a ser testados todos os utentes e trabalhadores da instituição”, disse à agência Lusa o presidente da Câmara Municipal, Carlos Bernardes. De acordo com o autarca, estão a ser realizados testes ”aos 80 utentes e a 80 trabalhadores” do Lar de Idosos do Centro Social Paroquial de Nossa Senhora da Luz, estimando-se que “entre hoje e quinta-feira sejam conhecidos mais resultados”.

Contactada pela agência Lusa, a direcção do Centro Paroquial Nossa Senhora da Luz remeteu mais informações para um comunicado publicado na sua página da rede social Facebook, no qual refere que, “tendo em conta o actual cenário de surto” de Covid-19, a instituição “tomou as medidas preventivas recomendadas pela Direcção-Geral da Saúde (DGS) e implementou o seu Plano de Contingência, procurando garantir a segurança dos seus utentes e colaboradores”. De acordo com o comunicado, foram isolados “os casos suspeitos”, hoje confirmados como positivos, e a situação está a ser acompanhada pelas autoridades de saúde.

O Centro Paroquial Nossa Senhora da Luz (CPNSL) inaugurou, no final de 1984, o Lar de Nossa Senhora da Luz, que foi várias vezes ampliado para aumentar a capacidade, para apoiar 70 utentes em regime de Estrutura Residencial para Pessoas Idosas (ERPI), 30 na valência de Centro de Dia (CD) e 40 em Apoio Domiciliário (SAD), segundo refere a instituição na sua página na internet. Na primeira edição do prémio BPI Rural, o CPNSL foi contemplado com um prémio decorrente da candidatura do seu projecto ‘Cuidar de Quem Cuida’, centrado no apoio, acompanhamento e capacitação dos cuidadores informais.

O concelho de Torres Vedras, segundo a última informação da autarquia, registava 55 casos activos de infecção por SARS-CoV-2, que se encontram a ser acompanhados pelas autoridades de saúde. O concelho apresentou nas últimas 24 horas sete novos casos confirmados e dois novos casos recuperados. Existiam 17 casos suspeitos a aguardar os resultados laboratoriais e 81 contactos sob vigilância activa das autoridades de saúde.

Texto: ALVORADA com agência Lusa
Fotografia: CPNSL