Pesquisa   Facebook Jornal Alvorada

Assinatura Digital

OesteCIM promove projecto-piloto com a Noruega para a Conciliação e Igualdade de Género

Oeste Igual 01

Contribuir para a participação cívica e política das mulheres, através de promoção da igualdade entre mulheres e homens a nível local e regional, pela partilha de experiências e de boas práticas de conciliação e igualdade de género já testadas na Noruega, é o objectivo do projecto que vai ser desenvolvido na nossa região pela OesteCIM - Comunidade Intermunicipal do Oeste. Trata-se da iniciativa ‘Oeste +Igual’, cujo projecto-piloto europeu para a implementação de políticas e boas-práticas nas áreas da Igualdade de Género e da Conciliação da Vida Profissional, Familiar e Pessoal, acaba de ser aprovado no âmbito do Programa ‘Conciliação e Igualdade de Género’ do EEA Grants 2014-2021.

Contando com um orçamento global de 249.858 euros para os 25 meses da sua execução, este projecto-piloto europeu será desenvolvido pela OesteCIM em parceria com o Centre for Gender and Equality, da Noruega, com o intuito de desenvolver e implementar políticas eficazes e instrumentos nas áreas da Igualdade de Género e da Conciliação da Vida Profissional, Familiar e Pessoal nos 12 municípios oestinos.

Em comunicado enviado ao ALVORADA, a OesteCM revela que está ainda previsto a elaboração de um diagnóstico intermunicipal da nossa região para a Conciliação e Igualdade de Género, a formação de executivos e técnicos municipais sobre as medidas a implementar e a criação do Observatório do Oeste para a Conciliação e Igualdade de Género como um polo agregador do conhecimento regional sobre as políticas de Conciliação e Igualdade de Género.

O apoio a este projecto, inédito na nossa região, é possível através do financiamento disponibilizado no âmbito do Acordo sobre o Espaço Económico Europeu (EEE), a Islândia, o Liechtenstein e a Noruega, que são parceiros no mercado interno com os Estados-Membros da União Europeia. Como forma de promover um contínuo e equilibrado reforço das relações económicas e comerciais, as partes do Acordo do EEE estabeleceram um Mecanismo Financeiro plurianual, conhecido como EEA Grants. Os EEA Grants têm como objectivos reduzir as disparidades sociais e económicas na Europa e reforçar as relações bilaterais entre estes três países e os países beneficiários. Para o período 2014-2021, foi acordada uma contribuição total de 2,8 mil milhões de euros para 15 países beneficiários. Portugal beneficiará de uma verba de 102,7 milhões de euros.

Texto: ALVORADA