Pesquisa   Facebook Jornal Alvorada

Assinatura Digital

COVID-19: Subiu para 20 o número de infectados na central fruteira do Bombarral

covid 19 J

O número de casos de infecção por Covid-19 na central fruteira ‘O Melro', no concelho do Bombarral, subiu de 11 para 20, depois de serem conhecidos os resultados dos testes realizados a todos os trabalhadores, foi hoje anunciado. Num comunicado conjunto, a Câmara Municipal do Bombarral e a empresa que labora na povoação do Sanguinhal informaram que estão infectados 20 dos 274 trabalhadores testados.

Dos 20 casos de infecção, que se encontram em isolamento profilático, sete residem no concelho do Bombarral, e os restantes em concelhos vizinhos, não tendo sido avançados mais pormenores. Nesta reunião participou também o Delegado Regional de Saúde da Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo, Jorge Nunes, para além da Delegada de Saúde Local, Maria João Melo. A central fruteira possui um total de 293 trabalhadores, mas 19 deles encontram-se ausentes da empresa, de baixa médica, explicou a responsável dos recursos humanos da empresa, Joana Torres. Os primeiros casos de infecção, cujos resultados foram conhecidos na segunda-feira, "estão relacionados com o facto de haver trabalhadores a conviver sem máscara uns com os outros durante a hora de almoço", explicou à Lusa a mesma fonte da empresa. O surto "não está a pôr em causa o fornecimento" de frutas para o mercado externo e para três cadeias de hipermercados.

Desde o início da pandemia que, dentro da central fruteira, os trabalhadores usam máscara, desinfectam as mãos e o calçado com regularidade, no âmbito do plano de contingência, que aumentou para hora e meia o intervalo entre o fim do primeiro turno e o início do segundo para não haver cruzamento de trabalhadores. A empresa dividiu também os trabalhadores por várias pausas para o almoço e lanche, para evitar a aglomeração de pessoas. Desde que os primeiros casos de infecção surgiram, a central fruteira está a seguir todas as recomendações das autoridades de saúde, garantiu Joana Torres.

Na sexta-feira, surgiu também um caso positivo na central fruteira ‘Primofrutas', empresa com 40 trabalhadores, no concelho do Bombarral.

No mesmo dia, o presidente da Câmara Municipal, Ricardo Fernandes, apelou aos trabalhadores deste sector para limitarem os seus contactos e as suas saídas ao "trabalho-casa" e à população para "redobrar os cuidados e não baixar a guarda". O Bombarral regista 18 casos de infecção do novo coronavírus, dos quais 13 estão activos, quatro curados e um resultou numa morte.

Texto: ALVORADA com agência Lusa