Pesquisa   Facebook Jornal Alvorada
Login

Login na sua conta

Username *
Password *
Lembrar-me

Criar uma conta

Campos marcados com (*) são obrigatórios.
Nome *
Username *
Password *
Confirmar Password *
Email *
Confirmar email *
Captcha *
Reload Captcha

COVID-19: Oeste regista 10 novos casos em Alenquer, Lourinhã, Peniche, Sobral e Arruda

Covid 19 7

A região Oeste registou pelo segundo dia consecutivo uma subida de 10 casos de doentes infectados pelo novo coronavírus, sendo agora 123 doentes infectados no total, porque dois recuperaram da doença nas últimas 24 horas. Os novos infectados surgiram em Alenquer (3), Lourinhã (3), Arruda dos Vinhos (2), Peniche (1) e Sobral de Monte Agraço (1). Os doentes que recuperaram vivem nos concelhos de Alenquer e Cadaval.

Segundo o boletim diário da OesteCIM - Comunidade Intermunicipal do Oeste, a contabilidade regista 316 casos da Covid-19 na região, sendo que 183 doentes recuperaram e 10 perderam a vida.

Assim, o relatório da situação epidemiológica da nossa região distribui assim os 123 doentes: Alenquer (74), Torres Vedras (14), Alcobaça (6), Arruda dos Vinhos (6), Lourinhã (6), Caldas da Rainha (5), Sobral de Monte Agraço (5), Nazaré (3), Cadaval (2), Peniche (1) e Bombarral (1). O concelho de Óbidos é o único que não tem registada a doença entre os seus munícipes.

Recordamos que as 12 Câmaras Municipais do Oeste assumem um tratamento diferente na divulgação pública da informação, algumas das quais, nesta fase, optam pelo silêncio, em contraste com outras que dão alguma ou quase toda a informação numérica sobre o evoluir da pandemia nos seus territórios. É a Autoridade de Saúde de cada concelho que informa a respectiva autarquia sobre o boletim diário epidemiológico. E é com esta informação que compilamos a notícia diária sobre a pandemia na nossa região, tendo ainda como fontes a OesteCIM - Comunidade Intermunicipal do Oeste e o CDOS - Centro de Operações de Socorro de Leiria que disponibiliza informação do ACES - Agrupamento dos Centros de Saúde Oeste Sul. O CDOS de Lisboa não fornece esta informação à comunicação social.

Quanto ao concelho da Lourinhã, segundo informação disponibilizada pela Câmara Municipal durante esta sexta-feira, revela que duplicou os casos positivos: são agora seis doentes no concelho. De acordo com a autarquia há nove (inalterado) doentes recuperados, há duas (inalterado) pessoas em vigilância passiva, 44 (mais 32) pessoas em confinamento obrigatório/vigilância activa (seguidos pela Autoridade de Saúde), 15 (mais uma) em vigilância sobreactiva (efectuada pelos Médicos de Medicina Geral e Familiar) e 26 (menos seis) em isolamento. Ninguém está a aguardar o resultado das análises laboratoriais e foram emitidos 59 (mais quatro) certificados de isolamento profiláctico. Até agora registaram-se no concelho 15 casos confirmados (mais três).

Em comunicado enviado ao ALVORADA, o Município de Torres Vedras informa que tem 14 (inalterado) casos activos, que se encontram a ser acompanhados pelas autoridades de saúde. Foram, até ao momento, contabilizados 57 (inalterado) casos confirmados, dos quais 43 (inalterado) são doentes que estão recuperados. Os casos suspeitos são agora 10 (mais dois) que se encontram a aguardar os resultados laboratoriais e 98 (menos 20) os contactos sob vigilância activa das autoridades de saúde. Os doentes têm residência nas freguesias de: Santa Maria, São Pedro e Matacães (4); Freiria (1); Silveira (1); União das Freguesias de A dos Cunhados e Maceira (3); União das Freguesias de Campelos e Outeiro da Cabeça (3); União das Freguesias de Maxial e Monte Redondo (1); e Ventosa (1).

O concelho do Bombarral continua com um caso positivo. Há quatro doentes que recuperaram e um óbito. O CDOS de Leiria revela que há seis (inalterado) pessoas em vigilância pelas autoridades.

A Câmara Municipal de Peniche, que reporta a situação epidemiológica, revela que tem novamente um caso activo no concelho. Recorde-se que foi neste município que se registou o primeiro óbito na região Oeste. Contudo, o número de pessoas em quarentena é agora 192 (menos 12), há nove (inalterado) doentes que recuperaram. O CDOS de Leiria refere que estão três (inalterado) pessoas em vigilância.

A Câmara Municipal de Alenquer informa que se registaram, nas últimas 24 horas, três novos casos positivos e a recuperação de um doente, sendo o total de 74 pessoas infectadas no concelho. “Os novos casos resultam de fonte de contágio já conhecida, em ambiente profissional numa empresa do concelho de Azambuja. Todos os infectados se encontram a recuperar no seu domicílio, sob vigilância médica remota”, relata a autarquia. Os casos estão assim distribuídos pelo concelho: 51 na União de Freguesias de Carregado e Cadafais; nove na Freguesia de Ventosa, cinco na Freguesia de Carnota, três na União de Freguesias de Alenquer e seis nas restantes freguesias do concelho. Já recuperaram da infecção 37 (mais seis) pessoas. Já foram registados 109 casos.

O concelho do Cadaval regista dois casos (menos um) com a recuperação de um doente. Há agora oito doentes recuperados (mais um). A autarquia alerta para que “não esqueçamos que estamos integrados na região de Lisboa e Vale do Tejo, embora, felizmente, não estejamos entre os concelhos mais fustigados pela pandemia. No entanto, importa não aliviar o comportamento preventivo, nesta fase ainda de desconfinamento, apesar do bom tempo que se faz sentir”.

O concelho de Alcobaça regista seis (inalterado) doentes infectados. Há 32 (inalterado) doentes recuperados e dois óbitos, apesar de uma destas mortas não estar comprovada que tenha relação directa com o novo coronavírus. O CDOS de Leiria revela que há 26 (inalterado) pessoas em vigilância pelas autoridades. O presidente de câmara Paulo Inácio revela “preocupação relativamente à crescente prevalência da Covid-19 na região de Lisboa e Vale do Tejo o que naturalmente poderá implicar um possível alastramento da doença para o Oeste, aquando da abertura da época balnear” e que “ainda existem muitos equívocos normativos sobretudo a nível de fiscalização, monitorização e, em última instância, identificação clara de quem manda nesta área das praias. Esta indefinição pode ser muito perigosa”.

A Câmara Municipal da Nazaré, sobre a situação epidemiológica, refere que continua com três casos activos. Segundo a autarquia são todos do mesmo agregado familiar, de acordo com a informação da Autoridade de Saúde da Nazaré à Proteção Civil Municipal. Na estatística registam-se dois óbitos. O CDOS Leiria refere que há três (inalterado) casos em vigilância pelas autoridades. A edilidade revela que tiveram início os testes laboratoriais de diagnóstico à comunidade piscatória local, que estão a ser realizados pelo laboratório para o diagnóstico da COVID-19, no Centro de Investigação e Desenvolvimento (I&D), Formação e Divulgação do Conhecimento Marítimo (CETEMARES) do Instituto Politécnico de Leiria, em Peniche, certificado pelo Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge. No total, serão testados mais de 150 pescadores, segundo dados disponibilizados pela Associação local de Armadores de Pesca. O investimento, sem custos para os pescadores, será repartido entre o Ministério da Saúde, a Docapesca e a autarquia nazarena.

O concelho de Arruda dos Vinhos tem agora seis (mais dois) doentes infectados. A contabilidade regista um óbito e nove doentes recuperados. A autarquia informa que foram realizados 30 testes preventivos à Covid-19 para o pessoal docente e não docente, que estará presente na reabertura do pré-escolar no próximo dia 1 de Junho.

O concelho de Sobral de Monte Agraço tem cinco (mais um) casos positivos e a recuperação de dois doentes (inalterado). A autarquia revela no boletim da situação epidemiológica que 30 (mais 10) pessoas estão em vigilância activa (confinamento obrigatório vigiado pela Autoridade de Saúde), 15 (mais uma) pessoas em vigilância sobreactiva (efectuada pelos médicos de Medicina Geral e Familiar), 45 (mais 11) pessoas em isolamento e nenhuma (inalterado) pessoa em vigilância passiva. Registaram-se até agora sete casos.

A Câmara Municipal das Caldas da Rainha informa que, nas últimas 24h00, a situação epidemiológica regista cinco (mais um) casos activos. A edilidade não revela os dados pelas freguesias porque está impedida de o fazer pela Comissão Nacional de Protecção de Dados. A contabilidade regista um total de 35 (mais um), casos confirmados, 27 (inalterado) recuperados e três óbitos (inalterado). O CDOS de Leiria revela que há 12 (inalterado) pessoas em vigilância pelas autoridades de saúde.

O concelho de Óbidos continua sem nenhum caso activo, apesar de reportar um caso confirmado de um cidadão estrangeiro que oficialmente é não-residente no concelho. Registou-se a recuperação, até agora, de duas pessoas. O CDOS de Leiria revela que nenhuma (inalterado) pessoa está em vigilância pelas autoridades de saúde.

A fase de mitigação da pandemia do Covid-19 que está em vigor corresponde ao nível de alerta e de resposta mais elevado, segundo o Plano Nacional de Preparação e Resposta da Direcção-Geral da Saúde. Esta fase é activada quando as cadeias de transmissão estão estabelecidas no país, tratando-se de uma situação de epidemia activa.

Texto: ALVORADA