Pesquisa   Facebook Jornal Alvorada

Assinatura Digital

OesteCIM lançou a plataforma de gestão do conhecimento ‘Academia do Oeste’

Academia do Oeste

A OesteCIM - Comunidade Intermunicipal do Oeste lançou esta quinta-feira a plataforma de gestão do conhecimento ‘online’ baptizada por ‘Academia do Oeste’. O projecto é uma iniciativa desta entidade que reúne 12 municípios e surge alinhado com as medidas de apoio a famílias e empresas da região que foram aprovadas no final do mês passado pelo Conselho Intermunicipal.

A partir de hoje os utilizadores do Oeste têm acesso, num só ambiente digital, a uma oferta integrada de cursos de formação, ‘workshops’ e ‘webinar’, focados no desenvolvimento de competências relevantes em contexto profissional. O objectivo da plataforma, segundo refere em comunicado a OesteCIM, passa por criar valor e impulsionar a formação e o desenvolvimento de competências de toda a região, Administração Pública e Tecido Empresarial, “criando um ecossistema de conhecimento e partilha colaborativo, indispensável para que todos juntos saibamos mais sobre como enfrentar o futuro”.

Numa fase inicial, a plataforma vai disponibilizar cursos relacionados com Estratégia Digital; Finanças, Controlo de Gestão e Contabilidade; Gestão e Desenvolvimento de Recursos Humanos; Management; Tecnologias de Informação; Vendas e Negociação Comercial; e Liderança, entre outros. Alguns cursos são gratuitos e têm como objectivo responder às necessidades de diferentes públicos, nomeadamente a capacitação dos activos empregados dentro e fora da administração pública, a promoção da gestão de carreira de cada profissional activo e a orientação dos jovens em fase inicial do ensino secundário, auxiliando-os a fazer as melhores opções profissionais.

Com este projeto, a OesteCIM, que conta com a parceria da AIRO - Associação Empresarial da Região Oeste, acreditando assim “contribuir para a capacitação e qualificação profissional dos recursos humanos da Região Oeste, promover a empregabilidade, tornar a região profissionalmente mais atrcativa, mais competitiva e apoiar o envolvimento e compromisso dos vários actores regionais, através do recurso à componente ‘gamification’, enquadrada numa perspectiva de cidadania digital, fulcral para o futuro das comunidades em contexto global”, conclui a instituição regional sediada nas Caldas da Rainha.

Texto: ALVORADA