Marinha Portuguesa acompanhou três navios da Federação Russa ao largo da nossa costa
- Oeste
- 30/06/2024 00:38
A Marinha Portuguesa acompanhou dois navios russos que passaram ao largo da nossa costa, informou o organismo militar em comunicado enviado ao ALVORADA, sem precisar os dias em que ocorreu esta passagem.
As duas embarcações da Federação Russa - ‘General Skobelev’ e o ‘Akademik Ioffe’ - navegaram na Zona Económica Exclusiva do continente e foram acompanhados pelo NRP ‘Figueira da Foz’, enquanto que o rebocador ‘Nikolay Chiker’ foi acompanhado pelo NRP ‘Sines’ na Zona Económica Exclusiva dos Açores, totalizando mais de 90 horas em missão.
Segundo o comunicado da Marinha, o Centro de Operações Marítimas (COMAR) monitorizou e coordenou as missões referidas, mantendo permanente conhecimento situacional sobre os navios russos que efectuavam os seus trânsitos pelas áreas de jurisdição e responsabilidade nacional.
“A Marinha, através destas acções de monitorização e vigilância, garante a defesa e segurança dos espaços marítimos sob soberania ou jurisdição nacional, na protecção dos interesses de Portugal e, simultaneamente, contribui para assegurar o cumprimento dos compromissos internacionais assumidos no quadro da Aliança”, conclui o comunicado.