Pesquisa   Facebook Jornal Alvorada

Assinatura Digital

COVID-19: confirmados dois novos casos positivos no Oeste

Covid 19 7

A OesteCIM - Comunidade Intermunicipal do Oeste revelou a existência de 37 casos de doentes infectados com a Covid-19, se acordo com os dados fornecidos pelas Autoridades Locais de Saúde às 19h00. Há, assim, a registar dois novos casos no concelho das Caldas da Rainha, concretamente na União de Freguesias de Nª Srª do Pópulo, Couto e São Gregório e, ainda, na União de Freguesias de Tornada e Salir do Porto.

A situação epidemiológica dos 12 concelhos em relação a esta segunda-feira, com casos positivos do novo coronavírus é a seguinte: Alenquer (4), Alcobaça (2), Caldas da Rainha (10), Óbidos (1), Peniche (3), Torres Vedras (14), Bombarral (2) e Lourinhã (1). Os concelhos de Nazaré, Cadaval, Sobral de Monte Agraço e Arruda dos Vinhos continuam a não registar, até ao momento, nenhum doente infectado.

Recordamos que as 12 Câmaras Municipais do Oeste fazem um tratamento diferente na divulgação pública da informação, algumas das quais, nesta fase, optam pelo silêncio, em contraste com outras que dão alguma ou quase toda a informação numérica sobre o evoluir da pandemia nos seus territórios.

O Município da Lourinhã revelou hoje que, para além de um caso positivo, há 30 casos em vigilância activa (houve contacto directo com uma pessoa infectada, pelo que o confinamento é obrigatório e a vigilância é feita pela GNR e Autoridade de Saúde) e 50 em vigilância passiva (teve contacto indirecto com um doente infectado mas deve permanecer em casa e atento aos sintomas de saúde). Há ainda 22 pessoas que com alta de vigilância.

Em comunicado enviado ao ALVORADA, o Município de Torres Vedras dá conta que os 14 casos confirmados de doença Covid-19 estão a ser acompanhados pelas autoridades de saúde. A distribuição de casos pelas freguesias do concelho mantém-se da seguinte forma: Santa Maria, São Pedro e Matacães (4); São Pedro da Cadeira (4); Silveira (3); União das Freguesias de A dos Cunhados e Maceira (2); e Freiria (1). Existem 27 casos suspeitos, que se encontram a aguardar os resultados laboratoriais, e 59 contactos sob vigilância activa das autoridades de saúde.

Já quanto ao concelho de Peniche, a situação epidemiológica no concelho às 18 horas, para além dos três casos positivos referentes a residentes no concelho, a autarquia informa que há três casos positivos referentes a não-residentes e que contam para a estatística de outros concelhos, Estão 62 pessoas em quarentena e 38 suspeitos sob vigilância médica nas suas residências.

No concelho de Óbidos não foi avançado mais nenhum dado da autarquia, mas às 00h00, segundo o CDOS - Centro Distrital de Operações de Socorro de Leiria, para além de haver um caso positivo estão 19 pessoas em vigilância médica nas suas residências.

O Município do Bombarral optou por não revelar mais nenhuma informação oficial. Para além dos dois casos positivos, o CDOS de Leiria avança que há 13 pessoas que estão sob vigilância médica neste concelho.

No concelho das Caldas da Rainha, a autarquia revela que os 10 casos estão assim distribuídos: União de Freguesias de Nª Srª do Pópulo, Couto e São Gregório (4); União de Freguesias de Tornada e Salir do Porto (1); e Freguesia de Santa Catarina (5). Ainda segundo a última informação do CDOS de Leiria, há 64 pessoas sob vigilância das autoridades.

O Município da Nazaré informa apenas que não tem nenhum doente infectado pela Covid-19. O CDOS de Leiria informa, contudo, que há 20 pessoas em vigilância médica.

O Município de Alcobaça não revela mais dados. O CDOS de Leiria informa que, para além dos dois casos positivos, há 135 pessoas que estão sob vigilância médica.

No concelho do Cadaval, sem nenhum caso positivo, não revelou hoje nenhuma informação. Ainda sem qualquer caso positivo, ontem tinha seis pessoas em vigilância activa e oito pessoas em vigilância passiva.

O Município de Alenquer tem quatro casos confirmados: União de Freguesias de Alenquer (3) e União de Freguesias de Abrigada e Cabanas de Torres. Não há casos suspeitos a registar.

O Município de Sobral de Monte Agraço, sem nenhum caso positivo, informa que há 11 pessoas contactadas na investigação dos casos da Covid-19, oito pessoas tiveram alta médica e três pessoas estão internadas em Loures, no Hospital Beatriz Ângelo, a aguardar o resultado do teste.

A Câmara Municipal de Arruda dos Vinhos, através de uma declaração em vídeo do presidente André Rijo, informa a população que, para além do concelho continuar sem um caso positivo, foi criado no Pavilhão Multiusos da vila um centro de acolhimento para doentes não-urgentes com 50 camas.

A fase de mitigação da pandemia do Covid-19 que está em vigor corresponde ao nível de alerta e de resposta mais elevado, segundo o Plano Nacional de Preparação e Resposta da Direcção-Geral da Saúde. Esta fase é activada quando as cadeias de transmissão estão estabelecidas no país, tratando-se de uma situação de epidemia activa.

Texto: ALVORADA