Intercâmbio da Associação Juvenil de Peniche juntou jovens de Portugal e Finlândia
- Oeste
- 12/04/2024 17:24
Sob a temática da arte e sustentabilidade, a Associação Juvenil de Peniche (AJP) foi palco de um intercâmbio que decorreu entre os passados dias 1 e 8, tendo contado com a participação de 12 jovens, vindos de Portugal e Finlândia, com idades entre os 15 e os 25 anos.
Este intercâmbio, cofinanciado pelo Programa Erasmus+, proporcionou, segundo a AJP, “uma experiência única aos participantes”, permitindo-lhes o desenvolvimento de novas competências pessoais e sociais, bem como o conhecimento de diferentes culturas e estilos de vida. Ao longo da semana, os jovens tiveram a oportunidade de participar em diversas actividades baseadas nos princípios da educação não formal.
As actividades incluíram debates informais sobre a temática em questão, partilha de experiências e culturas, assim como apresentações dinâmicas. Através da interacção e partilha, “os participantes aprenderam a valorizar a diversidade cultural e a importância da tolerância”, referiu a associação num comunicado enviado ao ALVORADA.
Para a realização destas actividades, a AJP contou com o apoio de diversas organizações locais. A Ocean Patrol disponibilizou material adequado para a recolha de lixo na Praia do Portinho da Areia Sul, o Peniche Surfing Clube forneceu pranchas e fatos de surf para uma aula de surf destinada aos jovens, e a Associação Recreativa e Cultural Desportiva Penichense recebeu os participantes para a criação de um mural sobre sustentabilidade, utilizando o lixo recolhido na praia.
Este intercâmbio não só “promoveu a conscientização sobre a importância da sustentabilidade”, mas também “fortaleceu os laços entre os jovens participantes, incentivando a colaboração e o entendimento mútuo”.