Aquário Vasco da Gama liberta 300 peixes nativos de água doce no rio Sizandro
- Oeste
- 08/04/2024 16:01
O Aquário Vasco da Gama, órgão cultural da Marinha Portuguesa, vai libertar esta terça-feira 300 ruivacos-do-oeste (Achondrostoma occidentale) no rio Sizandro, em Runa, no concelho de Torres Vedras. A iniciativa está agendada para as 14h45.
Num comunicado enviado ao ALVORADA, a Marinha Portuguesa explica que estes peixes nativos pertencem a uma espécie nativa e única de Portugal que existe exclusivamente nos rios da região Oeste: Sizandro, Alcabrichel e Safarujo. Os exemplares que serão libertados são descendentes de peixes selvagens do rio Sizandro que se reproduziram em tanques ao ar livre no Aquário Vasco da Gama.
Participam nesta actividade alunos da Escola Básica de Runa e da Escola Profissional Agrícola de Torres Vedras, e tem o apoio do Centro de Educação Ambiental de Torres Vedras e da Junta de Freguesia de Runa.
Este projecto de conservação, aprovado pelo Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF), tem como objectivos contribuir para o reforço das populações selvagens ameaçadas pelas secas extremas, pela poluição da água e pela destruição da vegetação nativa e sensibilizar as populações locais para a defesa do património natural constituído pela água dos rios, florestas ribeirinhas e seus habitantes.