25 de Abril: sede de junta de freguesia de mais de 500 mil euros inaugurada em Torres Vedras
- Oeste
- 05/04/2024 11:43
Torres Vedras vai comemorar os 50 anos do 25 de Abril com um vasto programa que integra a inauguração da nova sede da Junta de Freguesia da Ponte do Rol, um investimento superior a meio milhão de euros.
A antiga sede da junta “já não é usada desde 2018 por falta de acessibilidades para todos” e os serviços estão a funcionar numa loja cedida, afirmou à agência Lusa o presidente da freguesia, Pedro Vasa, justificando o investimento. A autarquia adquiriu um terreno por 180 mil euros e aí investiu 500 mil euros em obras de transformação de edificações antigas na nova sede, no centro da localidade.
A empreitada, que arrancou em 2019, foi financiada em 267 mil euros pelo Município de Torres Vedras. As novas instalações possuem auditório e sala de reuniões, com capacidade para 25 a 30 lugares sentados, sala de exposição, três gabinetes e espaço amplo de atendimento ao público onde vão funcionar os respectivos serviços administrativos, o Espaço Cidadão e os Correios.
A inauguração da nova sede da Junta de Freguesia da Ponte do Rol vai realizar-se no dia 25. A sessão solene do programa comemorativo culmina com um concerto pela Banda de Música da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Torres Vedras, que vai interpretar músicas ligadas à Revolução dos Cravos. Um mês depois, o município homenageia o ‘capitão de Abril’ Vítor Alves com atribuição do nome da Rua Coronel Vítor Alves, onde viveu e estudou.
O programa das comemorações aposta em actividades culturais, tais como o 26º encontro de história Turres Veteras, dedicado ao tema 'Democracia e Cidadania' (9 a 11 de Maio), e a exposição de fotografias de Ezequiel Santos '25 de Abril Torres Vedras - Experiências de Liberdade'.
Estão agendados os colóquios 'Implantação do Poder Local Democrático em Torres Vedras' (13 de Abril) e 'O 25 de Abril na Imprensa: Impacto e Poderes discursivos' (18 de Maio), assim como as exposições documentais 'Os jornais como actores políticos: o 25 de Abril na imprensa portuguesa' (26 Abril a 28 de Junho) e 'Permissão para brincar' (19 Abril a 13 de Outubro).
A programação conta também com um conjunto de concertos com músicas de intervenção, apresentação de livros, uma mostra de documentários do arquivo da RTP (dias 20 a 22), exposições, espetáculos de teatro, cinema e dança e oficinas para crianças.
Texto: ALVORADA com agência Lusa