Pesquisa   Facebook Jornal Alvorada

Assinatura Digital

Festival Latitudes de regresso a Óbidos com a curadoria de José Luís Peixoto

latitude

O festival Latitudes - Literatura e Viajantes regressa a Óbidos de 11 a 14 de Abril com a curadoria de José Luís Peixoto. Escrita e viagens, conversas, exposições, concertos. São dezenas as actividades que compõem o programa de mais uma edição deste festival onde “propomos que se pense com criatividade o mundo a que pertencemos”, revelou José Luís Peixoto, um dos autores de maior destaque da literatura portuguesa contemporânea.

Para alcançar esse propósito, “o festival estará presente nas livrarias da vila, na biblioteca, no museu, nas escolas, no auditório municipal, na própria Rua Direita, na Praça da Criatividade, no Convento de São Miguel de Gaeiras. Há uma enorme viagem por fazer”, adiantou o responsável.

Num comunicado enviado ao ALVORADA, a Câmara Municipal de Óbidos refere que ao longo dos quatro dias de Latitudes, vai poder contar-se com o lançamento de livros, oficinas e experiências literárias para os mais novos, workshops, jantares temáticos literários, música, e conversas sem tempo, aos finais de dia.

Este ano, a organização renova um conjunto de actividades direccionadas para o público escolar, e traz também de volta a proposta ‘Viagem pela Minha Terra’, uma iniciativa estruturada em parceria com as Juntas de Freguesia do concelho de Óbidos.

A viagem terá como ponto de partida a vila de Óbidos e percorrerá vários lugares do concelho, com paragens de 15 a 20 minutos, em cada um deles. Os viajantes terão a oportunidade de observar o território paisagístico e natural da vila, conhecer tradições e costumes locais, experimentar uma prática tradicional, degustar produtos locais, e ouvir testemunhos de outrora.

De entre os pontos altos da programação deste festival, a autarquia destaca a exposição ‘Retratos Contados de Alice Vieira em Óbidos - 45 anos de obra literária - Curadoria: Nélson Mateus’, com a presença da escritora, no dia 11, no Museu Abílio de Mattos e Silva. Esta exposição marca o arranque das celebrações dos 45 anos de obra literária da autora.

Destaque ainda para a assinatura, também no dia 11, pelas 16h00, na Casa José Saramago, do protocolo do Plano Local de Leitura entre o Município de Óbidos e o Plano Nacional de Leitura 2027, iniciativa destinada a implementar e desenvolver políticas de leitura pública na área da formação de leitores. Marcarão presença a comissária do Plano Nacional de Leitura, Regina Duarte, e o presidente da Câmara Municipal de Óbidos, Filipe Daniel.

Sendo 2024 o ano do quinto centenário do nascimento de Camões, o programa do Latitudes assinala a data com a mesa ‘500 anos de Camões… Porquê?’, no dia 14, pelas 15h00, na Casa José Saramago.

No mesmo comunicado a edilidade adianta que o Latitudes é um evento dedicado à literatura e viajantes, “que se assume como um ponto de encontro entre nomes sonantes da literatura de viagens”. Viagens escritas, faladas, ilustradas, por livrarias, por terra, céu e mar até à mesa, são algumas das propostas apresentadas.

É um evento “que tem vindo a crescer, de ano para ano, fortalecendo cada vez mais laços de identidade e território, numa estratégia de promoção e divulgação dos locais, do seu património material e imaterial”, afirma Margarida Reis, vereadora da Cultura da Câmara Municipal de Óbidos.

O Latitudes “vem no seguimento de um projecto do município, mais global, de se fazer, ao longo do ano, uma série de encontros de escritores e de artistas, consolidando-se numa programação literária contínua, de envolvência com a comunidade local e visitantes. Neste sentido, pretende-se afirmar cada vez mais o evento com um programa de excelência, tornando-se fundamental reforçar a aliança com a comunidade e com profissionais de reconhecimento e mérito desta especialidade literária”.

 A literatura de viagens procura, acima de tudo, transmitir as sensações, experiências e reflexões de um viajante durante o seu percurso. Neste capítulo, é dado especial ênfase à ilustração, contado o programa com o especial envolvimento dos Urban Sketchers Portugal, que viajam e desenham o que observam.

O Latitudes teve a sua primeira edição em 2017.

Texto: ALVORADA com comunicado da CMO
Fotografia: CMO (arquivo)