Iniciativa ‘Revolution Hope Imagination’ passa no concelho de Torres Vedras
- Oeste
- 05/03/2024 17:04
O ‘Revolution Hope Imagination’ (RHI) volta, em 2024, a passar pelo concelho de Torres Vedras. Esta iniciativa, organizada pelo Arte Institute (entidade sediada em Nova Iorque que foi fundada e é dirigida pela torriense Ana Miranda) consiste num programa de acções de carácter cultural, nomeadamente palestras, workshops e shows, que percorre anualmente vários concelhos de Portugal.
Este ano, o RHI decorre de 14 a 23 de Março e passará por territórios dos concelhos de Cascais, Torres Vedras, Alcobaça, Leiria, Torres Novas, Lisboa, Faro, Vidigueira, Loulé, Évora, Nazaré, Porto, Funchal e Braga.
O Município de Torres Vedras é, desde a primeira edição do RHI, parceiro do projecto, o qual envolve outros municípios nacionais, bem como estruturas nacionais e internacionais. Com a realização do RHI, o Arte Institute pretende ampliar a sua missão de promoção da produção artística e de criação de pontes entre artistas portugueses e projectos mundiais, sendo a este propósito de referir que a iniciativa actua inclusivamente como uma rede online que une produtores culturais, procurando informar e gerar oportunidades para novos diálogos e criações multidisciplinares.
Reinventar a cultura contemporânea e estimular o diálogo entre diferentes áreas, nomeadamente entre arte e negócio e cultura e turismo, são também objectivos que presidem à organização do RHI.
15 de Março será o dia que o RHI dedica este ano a Torres Vedras. Durante esse dia, no âmbito da iniciativa, realizar-se-á um conjunto de acções em diferentes locais do concelho de Torres Vedras, sendo de realçar, dessas, duas em particular, as quais estão abertas ao publico em geral: uma palestra, que acontecerá pelas 10h00, na Cooperativa de Comunicação e Cultura, denominada ‘Como apresentar propostas de exposições’, que terá como oradores Joel Vieira (director de Cidadania, Território e Diversidade Cultural na Fundação de Arte do Município de Niterói e curador do Museu Janete Costa de Arte Popular), Thayná Trindade (curadora do Museu de Arte do Rio), Márcio Motokane (director artístico na Fundação Roberto Marinho) e Ricardo Vicente (assessor Cultural no Centro Cultural de Cabo Verde); e uma visita a estúdios da RAMA - Residências Artísticas (situados na Maceira, localizada no território da União das Freguesias de Dois Portos e Runa), que incluirá uma conversa com os artistas residentes, o que terá como primeiro momento uma outra visita, mais concretamente à exposição ‘Mergulho Cego’, da autoria de Maria Fradinho (cujos trabalhos resultaram de uma residência artística realizada na RAMA), que acontecerá pelas 14h00, na Paços - Galeria Municipal de Torres Vedras.
Texto: ALVORADA com comunicado da CMTV