Localização do Novo Hospital do Oeste: PSD/Bombarral diverge do cabeça-de-lista por Leiria da AD, Telmo Faria
- Oeste
- 09/02/2024 12:44
O PSD/Bombarral demarca-se da posição assumida pelo cabeça-de-lista da Aliança Democrática pelo Círculo Eleitoral de Leiria, o ex-autarca e empresário obidense Telmo Faria, que defende a reversão da escolha da vila bombarralense para acolher o futuro Hospital do Oeste e que o mesmo seja construído na confluência dos concelhos das Caldas da Rainha e Óbidos.
Em comunicado, a estrutura social-democrata bombarralense recorda, para o efeito, que a decisão tomada pelo Governo, que segue a decisão tomada pela OesteCIM - Comunidade Intermunicipal do Oeste, as declarações proferidas pelo líder do PSD e candidato a primeiro-ministro pela coligação, Luís Montenegro, aquando de uma visita à nossa região. “Neste momento há uma localização que foi escolhida e é preciso andar para a frente com o projecto e executá-lo”, afirmou a 15 de Novembro último o também líder da AD.
A comissão política do PSD/Bombarral “não se revê” nas declarações de Telmo Faria, “que resultam de uma posição e opinião pessoais já anteriormente assumidas publicamente” pelo ex-presidente da Câmara Municipal de Óbidos que, com esta candidatura, regressa à actividade partidária. Acrescenta ainda o documento que “as mesmas também revelam o pluralismo de opinião, próprio de um partido democrático como o PSD”.
Nesse sentido, a Comissão Política de Secção do Bombarral aprou por unanimidade que “reitera a sua clara e inequívoca opção pela localização já aprovada para a construção do futuro Hospital do Oeste no Bombarral, obtida pelos estudos técnicos encomendados pela OesteCIM à Universidade Nova de Lisboa”. “A posição oficial do Partido Social-Democrata nesta matéria é muito clara, bem expressa pelo seu presidente, Luís Montenegro, em declarações à comunicação social à margem de uma recente visita à Região Oeste”.
A CPS do Bombarral “manifesta plena convicção” de que “um próximo Governo de Portugal liderado pelo PSD (…) irá finalmente passar das palavras aos actos e iniciar todo o processo que culminará com a construção do futuro Hospital do Oeste, servindo a região na localização mais adequada para todos os seus habitantes”.
Recorde-se que Luís Montenegro, aquando da sua visita no final do ano passado à região Oeste, considerou ainda que “nós precisamos do hospital novo e creio que se nos embrulharmos em discussões apenas focadas na localização, estamos a dar argumentos para adiar mais a sua construção. O que nós queremos mesmo é que o hospital [do Oeste] veja a luz do dia”.
Sobre o novo Hospital do Oeste, o ministro da Saúde, Manuel Pizarro, inscreveu no Orçamento de Estado para 2024 a construção deste equipamento no Bombarral, tendo decidido encomendar um estudo sobre a solução de financiamento, ou seja, através de fundos públicos ou através do estabelecimento de uma Parceria Pública Privada, cujo resultado não foi ainda divulgado. O Hospital do Oeste deverá servir os concelhos abrangidos pela nova Unidade Local de Saúde do Oeste: Cadaval, Lourinhã, Sobral de Monte Agraço, Torres Vedras, Bombarral, Peniche, Óbidos e Caldas da Rainha, Cadaval.
Texto: ALVORADA