Média de espera para doentes urgentes nos hospitais públicos do Oeste variava às 18h20 entre 26m e 4h22m
- Oeste
- 02/01/2024 18:46
Os tempos médios de espera para doentes urgentes nos serviços de urgência dos três hospitais públicos da Unidade Local de Saúde do Oeste variava para os doentes urgentes às 18h20 entre 26 minutos no Hospital de Peniche, 1h09m no Hospital de Torres Vedras e 4h22m no Hospital das Caldas da Rainha.
Era esta a situação transmitida pelo portal do SNS - Serviço Nacional de Saúde, cujos tempos apresentados referem-se ao tempo médio de espera para atendimento nas últimas duas horas e o número apresentado ilustra o número de pessoas que se encontram na altura a aguardar atendimento, após triagem. A triagem de Manchester, que permite avaliar o risco clínico do utente e atribuir um grau de prioridade, inclui cinco níveis: emergente (pulseira vermelha), muito urgente (laranja), urgente (amarelo), pouco urgente (verde) e não urgente (azul). Os tempos de espera estipulados em cada categoria é a seguinte: emergente = vermelho = 0 minutos; muito urgente = laranja = 10 min; urgente = amarelo = 60 min; menos urgente = verde = 120 min; não urgente = azul = 240 min).
No Hospital das Caldas da Rainha estavam oito pessoas em situação urgente, com tempo médio de espera de 22m. Em situação menos urgente estavam três utentes com tempo médio de espera de 45m. Não havia utentes em situação emergente, muito urgente e não-urgente. Na Urgência Pediátrica os casos urgentes eram atendidos em dois minutos e os menos urgentes em 36m. Na Urgência Pediátrica estavam duas pessoas em situação urgente com tempo médio de espera de 28m e, nos casos menos-urgentes, estavam três pessoas com tempo médio de espera de 1h06m.
Quanto ao Hospital de Torres Vedras, não estava ninguém em situação muito urgente (tempo média de espera foi de 2h22m), nas com casos urgentes estavam quatro utentes (tempo médio de espera de 1h09m), enquanto que duas pessoas se encontravam em situação menos urgente, com tempo médio de espera de 2h35m. Na Urgência Pediátrica não havia ninguém em espera, sendo que as situações menos urgentes levaram 23m por utente. A Urgência Obstétrica estava sem ninguém à espera.
Em relação ao Hospital de Peniche, estava em situação urgente um utente com tempo médio de espera de 26m, enquanto que uma pessoa foi classificada como menos urgente, com tempo médio de espera de 5h27m.
Texto: ALVORADA