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Ano novo trouxe aumento de portagens na Auto-Estradas do Atlântico

A8 II

A actualização das portagens da Auto-Estradas do Atlântico para 2024 foram divulgadas pela empresa e os novos preços resultam do valor da inflação homóloga sem habitação, registado em Outubro e revelado pelo Instituto Nacional de Estatística (INE), que foi calculado em 1,94%.

A partir de hoje na A8, a classe 1, para os veículos ligeiros, o valor a cobrar entre Campelos e Loures passa a ser de 4,60€ (mais 15 cêntimos), enquanto que a partir do Ramalhal é 3,60€ (mais 10 cêntimos), de Torres Vedras - Norte paga-se 3,35€, Torres Vedras - Sul 2,75€ e, partir do Bombarral, fica a custar a viagem 5,40€ (mais 15 cêntimos). Na classe 2, a partir de Campelos a viagem passa a custar 8€, descendo para 6,25€ a partir do Ramalhal, 5,85€ e 4,80€ a partir de Torres Vedras (Norte e Sul) e 9,45€ desde o Bombarral. Os restantes tarifários foram também actualizados de acordo com a taxa definida.

Ainda na A8 mas para norte, a viagem entre Caldas da Rainha e Leiria - Sul passará a custar 5,15€ (classe 1) a partir da praça de portagens da Tornada, subindo para 8,90€ para a classe 2.

Na A15, a partir de Arnóia/A-dos-Negros, a viagem da classe 1 custa 4,20€ para Santarém e 6,65€ para Torres Novas, subindo na classe 2 para 7,50€ e 11,70€, respectivamente.

As tarifas e consequentes taxas de portagem - que foram colocadas na página oficial da concessionária - são determinadas pelo Estado através do contrato de concessão assinado com a Auto-Estrada do Atlântico, estando vedada à concessionária a determinação do valor das portagens para além do estipulado com o Estado. A 13 de Novembro foi noticiado que o aumento do preço das portagens das autoestradas deveria rondar os 1,94% em 2024, mas no ano passado, a evolução homóloga, sem habitação, no continente superou os 10%, valor que levou o Governo a negociar com as concessionárias uma solução que resultou numa subida do preço das portagens em 2023 de 4,9%.

A solução encontrada há cerca de um ano prevê, como compensação do aumento em 2023 ter sido limitado a 4,9%, que as concessionárias podem, nos quatro anos seguintes, aumentar em mais 0,1% o valor de actualização das portagens que decorre dos respectivos contratos de concessão. A Auto-Estradas do Atlântico, Concessões Rodoviárias de Portugal, S.A., foi constituída em Dezembro de 1998, em acto solene da assinatura do seu contrato de concessão, cuja duração é de 30 anos. No pós 25 de Abril, esta foi a primeira concessão de auto-estradas a ser outorgada a entidades privadas. O contrato de concessão tem por objeto, além da exploração e manutenção dos 85 km da A8 Sul (e.g., CRIL/Odivelas - Caldas da Rainha), a concepção, construção e financiamento de novos troços, numa extensão total de 85 km de autoestradas, divididos entre a A8 Norte (Caldas da Rainha - Leiria) e a A15 (Caldas da Rainha - Santarém).

Texto: ALVORADA com agência Lusa
Fotografia: Paulo Ribeiro/ALVORADA (arquivo)